• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/12/2017
A2img/Diogo Moreira
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Saiba como aumentar o hábito da leitura

Com pequenos exercícios, a leitura se torna mais agradável e a compreensão do texto se torna mais natural

Nem sempre estamos atentos ao que lemos. Isso acontece, vez ou outra, até mesmo com os que têm o hábito de ler diariamente. Mas, algumas dicas auxiliam o leitor para que ele consiga tirar maior proveito das mensagens contidas nas páginas dos livros e pegue gosto pela leitura. Preste bastante atenção e pratique sempre.

Antes de iniciar o livro, o aluno e a aluna devem responder algumas perguntas para despertar a compreensão natural e efetiva do assunto. Algumas questões que podem ajudar nessa etapa inicial são: com que intenção vou ler?, já sei algo sobre esse texto?, do que se trata, especificamente?, o que diz o título?.

Passada essa fase, é a hora de, durante a leitura, formar opinião sobre o que está escrito. Algumas tarefas podem ser realizadas, como, por exemplo, formular hipóteses e fazer previsões sobre o texto, criar perguntas sobre a leitura, elencar dúvidas, reler as partes mais complexas e consultar um dicionário sempre que encontrar uma palavra nova.

E, para finalizar esse processo, algumas práticas após a leitura ajudam a fixar o assunto na mente. Para isso, faça um resumo sobre o que acabou de ler com os temas e as ideias principais. Além disso, é sempre importante relacionar o conteúdo do texto com os fatos que acontecem pelo mundo.