• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/06/2014
Professores e Funcionários

Saiba como funciona o trabalho dos curadores da plataforma Currículo+

O programa já possui 1,5 mil títulos indicados pelos assistentes de seleção de conteúdo digital

Em pouco mais de quatro meses, foram registrados 100 mil acessos na plataforma Currículo+, ferramenta digital que faz parte do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades e que reúne sugestões de jogos, animações, vídeos, simuladores, áudios e infográficos que dialogam com o currículo do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O sucesso do programa, que já possui 1,5 mil títulos disponibilizados, conta com o apoio de profissionais responsáveis pela seleção do material. Os conteúdos são sugeridos por professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNP), a partir de um processo de seleção e classificação realizado com base em critérios e metodologia estabelecida pela Secretaria.  

Atualmente, o programa conta com 59 assistentes de seleção de conteúdo digital, em todas as disciplinas do currículo e em todos os ciclos do Ensino Fundamental e Médio. A equipe também conta com a participação de quatro professores coordenadores de núcleo pedagógico de Educação Especial, que apoiam na indicação sobre possíveis formas de uso dos objetos digitais de aprendizagem no âmbito da Educação Especial, assim como a análise sobre acessibilidade dos objetos.

– Conheça o Currículo+

Para exercer o trabalho, os educadores foram capacitados e são constantemente acompanhados pela equipe técnica responsável pela iniciativa. “Esse é um projeto minucioso. Somos acompanhados e orientados o tempo todo. Acredito na qualidade da iniciativa exatamente por conta da parceria firmada entre nós e os formadores”, afirma a PCNP de Biologia da Diretoria de Ensino de Pirassununga, Catarina Terezinha Cristina da Silva.

Uma vez treinados, os assistentes de seleção de conteúdo digital são responsáveis pela formação dos educadores de sua região. Também cabe aos profissionais, acompanhar e sugerir aplicações do novo conteúdo em sala de aula. “O resultado é o crescimento de todos os nossos profissionais e a melhoria da qualidade de ensino”, afirma a dirigente de ensino de Pirassununga, Lucimeire dos Santos.

A participação dos professores como assistentes de seleção de conteúdo digital acontece mediante adesão, após identificação de afinidade e interesse pelo tema. A atuação é concretizada com a aprovação do dirigente de ensino do profissional. O trabalho, desenvolvido sem prejuízo das atribuições inerentes ao cargo do educador, exige dedicação de 8h por semana, dentro da carga horária existente.

“Hoje tenho um olhar mais refinado para o conteúdo que encontro. É um crescimento que faz com que eu volte ao currículo todo o tempo, por isso aprendo muito. Só quem vivencia tem ideia do ganho profissional”, conta a PCNP Cláudia Barbosa Santana Mirandola.

Se você é um PCNP da rede estadual e assim como Cláudia e Catarina também tem interesse em participar do processo seletivo e fazer parte dessa equipe, envie um email para curriculomais@edunet.sp.gov.br e participe!


Para saber mais, acesse a intranet da Educação