• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/06/2012
CIMA

Entenda melhor o que é e para que serve o Censo Escolar

Assista ao vídeo explicativo sobre a pesquisa, com dicas para escolas estaduais, municipais e particulares A Secretaria da Educação preparou um material especial que ajudará todas as escolas estaduais, municipais […]

Assista ao vídeo explicativo sobre a pesquisa, com dicas para escolas estaduais, municipais e particulares

A Secretaria da Educação preparou um material especial que ajudará todas as escolas estaduais, municipais e particulares a entenderem o funcionamento da captação dos dados do Censo Escolar.  

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), o objetivo da pesquisa é coletar informações atualizadas sobre o sistema educacional brasileiro.

Para reunir todas as informações, as equipes de cada escola lançam no sistema da Secretaria da Educação os dados educacionais referentes às escolas, alunos e docentes. As Diretorias de Ensino e os órgãos municipais de educação supervisionam o cadastramento e o Departamento de Informação da CIMA (Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional) transfere os dados. 

A abertura do Sistema Educacenso, período em que a CIMA realiza a migração dos dados de cada Diretoria de Ensino, acontecerá até o dia 31 de julho.

É com base nestas informações e estatísticas, que os Estados trabalham novas políticas de gestão e são diretamente beneficiados com recursos para as escolas.