• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/09/2018
Ensino Fundamental

Saiba como garantir a segurança dos seus filhos na internet

Esquecer um pouco a tecnologia e dedicar mais tempo à família também é importante na educação das crianças

Nos dias de hoje, é quase impossível fazer a criançada ficar longe do celular, do tablet, do computador ou da TV. A cada ano que passa, elas estão mais conectadas e nos fazem pensar que essa habilidade já nasceu junta com essa geração.

É evidente que não se pode mais deixar de lado os aparatos tecnológicos, sobretudo, quando o assunto é educação. No entanto, é preciso ficar atento para que algo simples, como interagir em redes sociais, não se torne um futuro problema.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para aumentar a segurança dos pequenos na internet. Confira:

1 – Defina o tempo/período de uso

É preciso ter disciplina quanto ao tempo de uso do equipamento eletrônico. Claro que isso vai depender da idade da criança e para decidir é simples: durante as refeições é a hora de evitar; o celular não pode substituir o contato pessoal e não pode atrapalhar programas de família, nem o dever de casa; tempo ao ar livre, sem eletrônicos, é importante para todos.

2 – Selecione quais as redes sociais são mais adequadas

O Instagram, por exemplo, não é um aplicativo tão inocente quanto parece. Apesar da criança ou adolescente achar que os vídeos e/ou fotos postados podem ser deletados, isso pode não acontecer. Qualquer pessoa má intencionada pode fazer um “screenshot”, tirar foto da imagem que você acha que vai deletar em seguida. Portanto, muito cuidado com as fotos que são divulgadas.

3 – Trabalhe a consciência do que é errado publicar

A conversa aberta sempre será grande aliada dos pais. Por isso é necessário explicar que a internet não dá superpoderes. Não se pode falar na internet tudo aquilo que não se tem coragem de falar pessoalmente. O bullying cibernético precisa ser inibido, e a consciência dos pais faz grande diferença nessa luta.

4 – Fique atento aos emojis:

Muitos desses ícones podem ser usados como códigos e, alguns deles, tem conotação sexual. Os pais precisam ter noção do que parece não fazer sentido ou ser ingênuo, mas que é, na verdade, um convite de cunho sexual para os filhos.

5 – O celular deve ser retirado do quarto e desligado na hora de dormir

Nunca, jamais, deixe o celular do seu filho junto com ele na hora de dormir. Mesmo que argumente que vai deixar carregando. O celular deve ser carregado fora do quarto de dormir. Tenha certeza de que se você mantiver o celular no quarto, quando der boa noite e a mensagem pipocar, ele vai mexer no celular, igualmente como acontece com os adultos.

6 – Os pais devem ter conhecimento da senha do celular

Seu filho é menor de idade e, com certeza, foi você quem comprou o smartphone dele, ou algum outro adulto, como um tio ou tia. Não há hipótese de você não saber a senha dele e a questão de privacidade não se aplica aqui. Você tanto precisa ter acesso a tudo o que ele faz no celular dele, quanto ser responsável por qual aplicativo baixar e não ele.

7 – Redes sociais com “mensagem privada”

Alguns aplicativos possuem “mensagem privada”, ou seja, nossos filhos podem receber mensagens de estranhos. Esclareça que eles jamais devem responder mensagem de quem não conhecem. Amigos são pessoas na vida real e não virtual.

8 – Crie uma semana de atividades livres de aparelhos telefônicos

É superimportante que os pais façam o exercício de resgate da união da família sem a presença de aparelhos tecnológicos, como brincadeiras de roda, jogos de tabuleiro, pipas e passeios de bicicleta. Pode até ser difícil começar, mas com o tempo as próprias crianças vão pedir mais momentos assim.