• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/03/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Saiba como organizar a rotina de estudos e garantir boas notas

Fazer cronograma e definir as disciplinas a serem estudadas são algumas dicas para se manter produtivo e não perder o foco

O ano letivo apenas começou, mas isso não significa que você tem que desacelerar nos estudos. Pelo contrário, é hora de focar todas as energias e aproveitar o tempo que há pela frente. Para quem deseja chegar ao final do ano com boas notas ou para quem já está se preparando para o vestibular, algumas dicas ajudam a organizar melhor a rotina e aproveitar ao máximo o tempo de estudos.

Faça um cronograma: essa é a primeira e mais básica dica para a vida de um estudante. Estabelecer um cronograma vai ajudar a manter equilibrada a rotina de estudos e desenvolver o hábito de estudar.

Defina as disciplinas que vai estudar por dia: pré-estabelecer o conteúdo que será aprendido diariamente ajuda a colocar ordem o seu plano de estudos. Uma boa sugestão é montar um cronograma de estudo de segunda a sexta e usar os sábados para revisar o conteúdo da semana.

Persevere na rotina estipulada: se possível, crie metas para garantir que esta rotina de estudos seja cumprida. Aliás, não deixe o conteúdo acumular. Estudar a aula que teve no dia ajuda a fixar melhor o conteúdo, tente manter o fluxo diariamente.

Estude em um local organizado: isso facilita na hora de estudar porque você não precisa perder tempo procurando seus materiais de estudo. Além disso, um ambiente organizado ajuda a evitar a procrastinação. Prefira sempre um lugar tranquilo e onde você não será muito interrompido, como uma biblioteca ou sala de leitura.