• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/09/2013
Pais e Alunos

Saiba como organizar sua rotina nesta época de exames para o vestibular

Estudos, alimentação balanceada e tempo para descanso devem estar na rotina dos candidatos

Época de vestibular é sempre um momento de grande tensão para os vestibulandos. Muito estudo, dedicação e aquela ansiedade que insiste em se aproximar dos estudantes, causando muitas vezes estresse e descontrole na rotina do aluno. Rafaela Viana, estudante do 3º ano do Ensino Médio na E.E. José Heitor Carusi, se prepara para prestar os vestibulares da Fuvest e Unesp desde agosto de 2012. O curso escolhido pela jovem é o de relações internacionais.

Para se dedicar aos estudos ela parou de trabalhar e, além da escola, faz cursinho pré-vestibular. “Estou pensando na prova praticamente 24 horas do dia”, diz. Para relaxar, a jovem come muito chocolate, principalmente para fazer os simulados da prova.

O Professor Fernando Camargo Torre, docente da disciplina de Física na E.E. Culto à Ciência, em Campinas, diz que o ideal é que os estudantes em época de vestibular se organizem para uma rotina que deve ter momentos de estudos, descanso, alimentação e lazer com amigos e família. “Aqueles que não têm uma rotina diária ficam perdidos e não produzem adequadamente”, explica o professor.

Sono e Alimentação

De acordo com o docente, os vestibulandos devem dormir a quantidade suficiente para descansar e aprender. O ideal é dormir oito horas por dia. Outro ponto é a alimentação balanceada e com horários adequados. No dia da prova é recomendado evitar comidas gordurosas. “Alimente-se com comida leve e água, algo que forneça energia imediata, uma vez que o cérebro sem energia não pensa adequadamente”.

Horário de estudos

O professor orienta que, além do horário de aula, os vestibulandos podem estudar diariamente de três a cinco horas para o vestibular. “Preferencialmente, estude as disciplinas do dia, pois assim as dúvidas aparecem, podendo já serem sanadas na próxima aula. Criar este padrão de estudo é fundamental”, destaca.

Cuide do lado emocional

O vestibulando precisa sair e se divertir. Torre resalta que os alunos que cumprem com uma rotina semanal de estudos, devem encontrar amigos e namorados (as) durante o final de semana. “Qualquer divertimento saudável é indispensável, mas é preciso cuidado com o domingo à noite. Dormir cedo para recomeçar a rotina é uma dica”, alerta o educador.

De acordo com Torre, os alunos devem começar a preparação para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) logo no primeiro dia de aula do primeiro ano do Ensino Médio. “Com isto, afaste a ideia de estudar em cima da hora para fazer a prova. Véspera de avaliação é para recordar, não estudar”, finaliza.