quinta-feira, 19/01/2017
Ensino Fundamental

Saiba como se tornar um aluno nota 10

Força, garra e dedicação podem fazer do aluno mediano um dos mais brilhantes da sala

As férias estão acabando e em alguns dias chegará o primeiro período de provas, além dos trabalhos, e você não quer ser o aluno que fica para trás, correndo para recuperar as notas que não vieram durante todo o ano letivo. Em 2017, tudo pode ser diferente. Será um longo caminho a percorrer, mas seguindo algumas dicas você pode se dar bem e ainda ganhar uma estrelinha dos professores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Dormir bem é importante
O hábito de dormir tarde não é aliado para uma mente saudável. Mesmo que você precise estudar antes de dormir, não se estenda madrugada a dentro. Além de não absorver muita informação durante a vigília, seu cérebro não estará suficientemente descansado para a etapa do dia que virá pela frente. Então, se não descansar corretamente o seu rendimento deve piorar, ao invés de melhorar.

O ideal é que consiga dormir, pelo menos, 8 horas. E, mesmo com as redes sociais chamando por você, desligue computador e/ou celular uma hora antes de ir deitar.

Preste atenção no seu professor
O professor não está à frente da sala sem motivos. Ele está ali por ser qualificado para transferir conhecimento a você. Por isso, preste atenção no que ele diz e fique atento no que vai cair na prova, geralmente é a parte que o professor dá mais ênfase.

Anote tudo em sala de aula
Tão importante quanto prestar atenção na explicação do professor é anotar tudo o que ele diz. Suas anotações, bem organizadas, ajudarão bastante na hora de estudar e relembrar a matéria. Mantenha o foco e se desconecte do telefone celular, ele não vai te ajudar na concentração.

Faça suas tarefas e confira suas respostas
Leve em consideração a máxima que diz “só se aprende fazendo”. Procure fazer todos os exercícios propostos pelos professores, e de preferência sem consultar amigos. Se esforce e complete tudo o que puder. Pode ser que na minha tentativa você não se saia muito bem, mas a prática o levará à perfeição.

Além de responder as questões, corrija cada uma delas. Analise os erros e os acertos, faça um balanço e descubra seus pontos fortes e pontos fracos. Assim saberá onde precisa de maior dedicação.

Entregue seu trabalho no prazo
Obedecer prazos é algo que você precisa para a vida toda. Por enquanto, os prazos são apenas na escola, mas a vida adulta te mostrará o quão importante é ser dedicado, responsável e estar sempre preparado. Além disso, se o seu professor for rígido poderá, simplesmente, retirar alguns pontos da sua nota.

Revise as aulas em casa
Não é fácil, mas é de extrema importância revisar em casa o que foi passado em sala de aula. Não precisa ser um estudo longo, basta apenas reservar um período do dia para ler com atenção a matéria. Se possível, utilize um caderno para reescrever alguns pontos da lição. Esse caderno pode tornar a tarefa de estudar para as provas muito mais fácil.