• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/05/2018
A2img / Diogo Moreira
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Saiba como usar sua nota do Enem, além de se preparar melhor

O exame serve como seleção para universidades estaduais e federais, além das privadas

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma porta para que os jovens consigam entrar na universidade. A maioria dos candidatos está na 3ª série do Ensino Médio, mas os treineiros também precisam aproveitar a oportunidade para que adquiram mais experiência e afinidade com a avaliação. Com a nota, os candidatos têm a oportunidade de ingressar na universidade particular com bolsas de estudos e também em renomadas universidades públicas.

Um exemplo de quem vai fazer o Enem para treinar seus conhecimentos é a estudante Larissa Lohana do Carmo, que está na 2ª série. A aluna da escola estadual Ibrahin Nobre acredita que, embora o ensino que tem na unidade seja bom, estar preparado é importante. “Você sempre tem que estudar mais, não é só ir para a escola, tem que ter maior dedicação”, entende.

Mariana Gonçalves dos Santos, de 17 anos, e que curso a 3ª série na EE Sebastião de Oliveira Rocha, se inscreveu no Iped (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) a fim de se preparar melhor para o Enem. “Eu acho que é uma plataforma completa e muito bem organizada. Com as aulas separadas a gente vai fazendo tudo por etapa”, conclui.

Veja quais programas utilizam a pontuação para o ingresso em universidades:

Prouni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino e seleciona candidatos de acordo com o desempenho no exame, desde que o candidato alcance a nota mínima de 450 pontos na média da prova. O processo seletivo estará aberto de 6 a 9 de fevereiro.

FIES: o fundo de financiamento estudantil oferece financiamento total e parcial em instituições particulares e também utiliza a nota do exame como um dos critérios de seleção.  Para participar, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação. O processo de seleção estará aberto entre 9 e 23 de fevereiro.

Sisu: principal ferramenta de seleção nas universidades federais, o Sisu encerrou as inscrições em 26 de janeiro. Os candidatos que foram selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, as informações de local, horário e os documentos necessários para efetivar a matrícula até 7 de fevereiro.