• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/02/2017
Pais e Alunos

Saiba se você tem o perfil de aluno de Humanas e acerte na escolha da profissão

Primeiro passo para se descobrir é estudar as áreas para saber qual combina mais com você

Com o fim do Ensino Médio, os jovens começam a traçar a vida profissional e muitos questionamentos são levantados, sobretudo qual carreira seguir. Com a vasta opções de cursos, normalmente, esta escolha acaba ficando difícil. Mas se o aluno traçar o seu perfil, certamente descobrirá suas aptidões e isso o ajudará a tomar decisões e fazer escolhas assertivas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Portanto, o primeiro passo para se descobrir profissionalmente é estudar as áreas para saber qual combina mais com o seu perfil. Elencamos algumas dicas que podem ajudar nesta descoberta. Conheça um pouco mais sobre a área de Humanas:

Perfil

O perfil dos estudantes da área de Humanas pode ser bastante heterogêneo em relação a diversos aspectos, como classe social, orientação política e preferências pessoais e culturais. As características fundamentais para uma pessoa se dar bem na área, no entanto, é o desenvolvimento do seu espírito questionador e a capacidade de sugerir reflexões mais profundas. Nele, predomina uma visão mais crítica diante das instituições e da vida de uma maneira geral e seu objetivo é gerar conhecimento e colocar a serviço dos grupos sociais.

Competências e habilidade

O aluno precisa desenvolver habilidades em linguagem escrita. Se tiver o da linguagem falada também, melhor ainda. Conhecer a língua inglesa para ter acesso a obras da bibliografia fundamental da faculdade também é uma competência que precisa ser trabalhada.

É importante também que o aluno saiba organizar seus pensamentos, expor e reproduzir opiniões e ideias. Além disso, o estudante da área de Humanas precisa gostar de conhecer e aprender coisas novas.

Cursos

Os estudantes da área de Humanas podem se especializar em Arqueologia, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Cooperativismo/Gestão de Cooperativas, Direito, Economia Doméstica, Estudos de Gênero e Diversidade, Estudos Literários, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Psicopedagogia, Relações Internacionais, Serviço Social e Teologia.