• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 19/01/2020
Notícia

Saiba tudo sobre as inscrições no Sisu!

Tire suas dúvidas sobre as inscrições no Sistema de Seleção Unificada, que vão do dia 21 ao dia 24

Na próxima terça (21) começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite que os candidatos que fizeram o ENEM no ano passado se candidatem para vagas em todas as universidades públicas que participam da seleção via o exame. Ao todo são  237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

A inscrição é feita somente pela internet com a nota do Enem, que foi divulgada no dia 17. Para você não se perder e usar ao máximo as opções do Sisu, elaboramos algumas dicas para te guiar num dos capítulos mais importantes da vida escolar: a graduação! Confira.

Como escolher mais de um curso?

É possível escolher mais de duas opções de cursos em universidades federais e estaduais. É a chamada primeira e segunda opção de curso, algo comum entre os estudantes. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Para escolher suas opções, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/cursos e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município. Você deve preencher a primeira e segunda opção e ambas usarão sua nota como balizador.

Para qual universidade posso me inscrever?

É muito fácil saber se a universidade da qual você quer se candidatar aceita as inscrições no Sisu. Basta entrar no site e pesquisar por “universidade, curso, ou município”. Este ano, 128 instituições participam da seleção.

Como funciona a nota de corte?

Note de corte é a média mínima que o estudante precisa ter no ENEM para entrar dentro de determinado curso. As notas variam todo os dias de acordo com as pessoas que estão se inscrevendo e são calculadas com base no número de vagas oferecidas e nas notas de quem se cadastrou.

Conforme os candidatos vão se inscrevendo, a disputa vai ficando mais acirrada porque o sistema seleciona as melhores notas. Assim, se um candidato com nota maior se inscreve depois, ele passa à frente do candidato que já estava inscrito. Por isso é importante entrar todos os dias e acompanhar com afinco a nota de corte do curso que você quer prestar e pensar em possibilidades para ela.

Como funciona a lista de espera?

Se você não foi selecionado em nenhuma das opções pelas quais se candidatou, é possível entrar numa lista de espera. Lembrando que ela é aberta apenas para quem não foi selecionado nem na primeira, nem na segunda opção de curso.

O candidato deve entrar no sistema entre os dias 29/1 e 04/2 para entrar na lista de espera. Nela, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Para os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada, há a possibilidade de participar da lista de espera para a primeira ou segunda opção de curso para o qual o candidato optou por concorrer. Novamente, o sistema deve ser acessado entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro e selecionar as opções.