Na próxima terça (21) começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite que os candidatos que fizeram o ENEM no ano passado se candidatem para vagas em todas as universidades públicas que participam da seleção via o exame. Ao todo são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
A inscrição é feita somente pela internet com a nota do Enem, que foi divulgada no dia 17. Para você não se perder e usar ao máximo as opções do Sisu, elaboramos algumas dicas para te guiar num dos capítulos mais importantes da vida escolar: a graduação! Confira.
Como escolher mais de um curso?
É possível escolher mais de duas opções de cursos em universidades federais e estaduais. É a chamada primeira e segunda opção de curso, algo comum entre os estudantes. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.
Para escolher suas opções, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/cursos e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município. Você deve preencher a primeira e segunda opção e ambas usarão sua nota como balizador.
Para qual universidade posso me inscrever?
É muito fácil saber se a universidade da qual você quer se candidatar aceita as inscrições no Sisu. Basta entrar no site e pesquisar por “universidade, curso, ou município”. Este ano, 128 instituições participam da seleção.
Como funciona a nota de corte?
Note de corte é a média mínima que o estudante precisa ter no ENEM para entrar dentro de determinado curso. As notas variam todo os dias de acordo com as pessoas que estão se inscrevendo e são calculadas com base no número de vagas oferecidas e nas notas de quem se cadastrou.
Conforme os candidatos vão se inscrevendo, a disputa vai ficando mais acirrada porque o sistema seleciona as melhores notas. Assim, se um candidato com nota maior se inscreve depois, ele passa à frente do candidato que já estava inscrito. Por isso é importante entrar todos os dias e acompanhar com afinco a nota de corte do curso que você quer prestar e pensar em possibilidades para ela.
Como funciona a lista de espera?
Se você não foi selecionado em nenhuma das opções pelas quais se candidatou, é possível entrar numa lista de espera. Lembrando que ela é aberta apenas para quem não foi selecionado nem na primeira, nem na segunda opção de curso.
O candidato deve entrar no sistema entre os dias 29/1 e 04/2 para entrar na lista de espera. Nela, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.
Para os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada, há a possibilidade de participar da lista de espera para a primeira ou segunda opção de curso para o qual o candidato optou por concorrer. Novamente, o sistema deve ser acessado entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro e selecionar as opções.