Veja as dicas de atividades elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), de acordo com os anos e áreas dos alunos
Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, cerca de 4,2 milhões de alunos voltam às aulas na rede estadual. Nesse início de ano, propor atividades diferentes, utilizando espaços como pátio, Sala de Leitura e sala de informática, pode ser uma boa forma de recepcionar os estudantes e incentivar a participação em classe.
Uma série de sugestões para colocar esse trabalho em prática, logo nos dez primeiros dez dias do ano letivo, foram elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). O material de apoio preparado para os professores traz sugestões de atividades de acordo com os anos e áreas de ensino. “Esse trabalho de planejamento dos primeiros dias, organizando a escola e as atividades para receber da melhor forma possível os alunos, os professores e a comunidade tende a colaborar para que a escola desenvolva seu trabalho com qualidade ao longo do ano”, afirma João Freitas, do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica, da CGEB.
Acesse o material completo, que traz todas as orientações da CGEB para o início das aulas:
– Anos Inicias do Ensino Fundamental
– Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
As orientações são divididas por ciclo para o 1º ao 5º ano e pelas áreas – Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática, Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias – para o 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Além disso, foram pensadas sugestões para o início do ano letivo dos estudantes da Fundação Casa e de Liberdade Assistida.