• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/01/2015
Boas Práticas

Sala de leitura de escola estadual em Santo André inspira alunos e comunidade

“Aqui é um espaço de referência”, revela professora da E.E. Miquelina Pedroso Magnani

Espaço de referência para os alunos e comunidade, a Sala de Leitura da E.E. Miquelina Pedroso Magnani, em Santo André, é especial. A escola na qual está, localizada na zona rural do município, é afastada do centro da cidade de Santo André e isolada de todo o resto. Disponível para alunos, funcionários e aberta à comunidade, a sala possibilita a muitas pessoas a oportunidade de ler e aprender com o acervo disponibilizado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nós não temos banca de jornal, estamos numa área de preservação ambiental, e em comparação com o centro da cidade, é muito diferente porque nós estamos praticamente isolados aqui. Então essa biblioteca é fundamental para termos conhecimento do que acontece no mundo, ao nosso redor e mesmo para autoconhecimento para que nós possamos nos desenvolver mais, nos aprimorarmos cada vez mais”, afirma a moradora Arlete de Araújo Lins.

“Aqui é um espaço de referência. Tudo o que eles pesquisam, eles veem aqui na sala. Temos livros em todas as áreas do Ensino Médio e do Fundamental. Temos astronomia, física, química, história, geografia, tudo separado em áreas”, explica Maria Augusta Parada Buesa, professora da Sala de leitura da escola.

A importância da sala não restringe somente à comunidade. A Sala de Leitura da escola também inspira e cria nos alunos o hábito pela leitura. Karla Bianca Neves Pereira, uma das maiores frequentadoras da sala, conta que a leitura a inspira em sua vida. “Ler me inspira porque eu comparo a minha vida com a do livro, eu faço a minha vida melhor por causa do livro”, afirma.

Conheça mais sobre a Sala de Leitura da E.E. Miquelina Pedroso Magnani no vídeo acima.

Sala de Leitura

A Educação oferece aos alunos e professores de todo o País as Salas de Leitura, programa voltado para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Nesse espaço, coordenado pelos professores, os estudantes têm acesso a um arquivo diversificado e atualizado de livros, jornais, revistas e DVDs para aprimorar a leitura.

No Portal da Educação, é possível encontrar uma página exclusiva voltada para a Sala de Leitura, que reúne informações sobre o número de alunos atendidos pelo projeto, escolas participantes, além de notícias e vídeos relacionados ao assunto.