• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/08/2014
Sociedade

Sala de leitura inaugurada no interior de São Paulo ganha nome do cartunista Ziraldo

O autor de obras populares entre o público jovem retribuiu a homenagem com uma carta aos estudantes

A E.E. Jardim Cruzado, em Ibaté, no interior de São Paulo, ganhou uma Sala de Leitura. O novo espaço acomoda acervo diversificado com mais de 300 livros, jornais, revistas e DVDs. A expectativa é atender mais de 500 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio.

A sala ganhou o nome do cartunista e escritor brasileiro Ziraldo. O objetivo é valorizar a literatura nacional e atrair a atenção dos alunos por meio das obras mais populares do autor, como “O Menino Maluquinho”, “Flicts” e “Turma do Pererê”, expostas em painéis nas paredes. A homenagem foi respondida com uma carta escrita pelo autor, tendo os alunos como remetente.

O secretário da Educação, Herman Voorwald, compareceu à cerimônia de inauguração, realizada nessa quinta-feira (14), e ressaltou a importância da leitura no processo de construção do conhecimento. “Considero a leitura fundamental por abrir um universo para essas crianças, permitindo o contato com outras culturas e ampliar seu vocabulário cultural”.

Operários da Leitura

O grêmio estudantil da E.E. Jardim Cruzado é um dos aliados da gestão da unidade para voltar os olhares dos alunos aos livros. No contraturno das aulas, os gremistas desenvolvem oficinas, contação de histórias com fantoches e, no horário do intervalo, levam para o pátio uma biblioteca ambulante conhecida como “carro da leitura”. “O objetivo é tornar o aluno protagonista, fazendo-o interagir nessa busca por conhecimento. O grêmio estudantil faz essa ponte, atuando como “operários da leitura”, explica a diretora Andreia de Souza Neves.

Sala de Leitura

As salas de leitura fazem parte de uma série de ações desenvolvidas para estimular o hábito da leitura. O projeto leva aos alunos jornais, revistas, livros, catálogo, orientação para pesquisa, letramento informacional entre outros. As salas estão abertas para os alunos nos três períodos de aula, sendo coordenadas por professores.