• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/03/2023
Estudantes
Notícia

Sala do Futuro: 1,3 milhão de estudantes fazem simulado da Prova Paulista

Alunos testaram nesta semana o ambiente virtual da avaliação que acontece a partir de 28 de março

Nos últimos dois dias, 23 e 24 de março, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio puderam fazer um teste drive da Prova Paulista, a nova avaliação bimestral da rede estadual de São Paulo. A prova é 100% digital, por meio do aplicativo ou versão web do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).

O simulado serviu como um teste de “estresse” para solucionar possíveis problemas que poderiam aparecer durante a aplicação da Prova Paulista, e também auxiliar as escolas e alunos com dificuldades pontuais, como qual login utilizar. No final da tarde desta sexta-feira (24), mais de 1,3 milhão de estudantes já haviam concluído a avaliação prévia, restando apenas a finalização do período noturno.

“Ontem à tarde com o Ensino Médio e hoje pela manhã com os estudantes do ensino fundamental e não tivemos nenhum problema técnico, só tivemos que auxiliar os menores a cadastrarem e escolherem a sua senha pessoal e todos conseguiram”, relata Simone Veloso, diretora da Escola Estadual Professora Ana Cecília Martins, de Sorocaba.

Os estudantes aprovaram: “O sistema não caiu, mesmo com muitos acessos, isso é muito positivo”, avalia Gabriel da Silva Lima 3ª série do Ensino Médio. “Eu acho que no dia da prova vai ser até mais tranquilo”, complementa seu colega Sergio Yudi Kawashima. A turma da 2ª série também não teve problemas: “O meu acesso foi rápido fácil”, conta Angela Cristina Alarcon Alves. “De forma geral na nossa turma vi que todo mundo conseguiu finalizar o simulado sem nenhum problema”, finaliza Maria Gabriela Turri Vitale.

Na zona rural de Ibiúna, os estudantes da Escola Estadual do Bairro Carmo Messias também realizaram o simulado, inclusive os elegíveis da Educação Especial. “Para o nosso aluno Kelvin, a gente achou melhor aplicar com ele no computador para ter melhor visualização. A professora lia as questões e auxiliava na seleção dos resultados que eram apontados por ele”, conta a Coordenadora de Organização Escolar Joelma Camargo.

O uso da tecnologia demonstrou ser mais uma ferramenta para uma Educação verdadeiramente inclusiva. “Na aplicação da prova nós conseguimos descobrir uma nova metodologia para trabalhar com esse aluno, pois ele mostrou um interesse muito grande ao ver as informações na tela. Conseguimos ver que no computador ele gosta mais “, afirma Joelma.

Cronograma
A aplicação oficial da Prova Paulista começa na próxima semana, em dias específicos para cada ano/série, confira:
5º ano: 28 e 29 de março
6º e 7º anos: 3 e 4 de abril
8º e 9º anos: 5 e 6 de abril
1ª série do Ensino Médio: 10 e 11 de abril
2ª e 3ª séries do Ensino Médio: 12 e 13 de abril
Segunda chamada: 17 e 18 de abril

Com o uso da tecnologia, as notas serão disponibilizadas em 24 horas, facilitando as intervenções pedagógicas em todos os níveis da rede e identificando os alunos que necessitam de maior atenção na recomposição da aprendizagem.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: