segunda-feira, 24/04/2023
Destaque

Educação de SP oferece material digital inédito para professores da rede; assista ao vídeo

Docentes agora contam com mais de 1,4 mil aulas disponíveis para aplicação direta em sala de aula ou customização do conteúdo

Pela primeira vez, professores da rede estadual de SP terão à disposição um material 100% digital para aplicação de aulas nas 5,3 mil escolas. O novo Material Digital da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já conta com 1,4 mil aulas da formação geral básica para serem usadas no 2º bimestre.

“O Material Digital é a Secretaria da Educação ajudando o professor na sala de aula, uma sugestão para o uso. Ele também é editável, para que cada docente, se assim quiser, poder ajustá-lo à realidade de cada turma”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Resultado de uma construção conjunta com a rede, o Material Digital propõe ao professor um instrumento para a aula, com o objetivo de empoderá-lo e complementar a dinâmica das atividades em sala. Nele, o docente terá em mãos um material de aula acessível, engajador e permanente.

Em sua estrutura didática, o instrumento sugere ao docente a organização em três frentes: 1 – Para Começar (contexto); 2 – Foco no Conteúdo (aprofundamento e prática); e 3 – Aplicando (replicação em contextos diferentes). A ferramenta de aula pode ser utilizada em dois formatos, PDF ou apresentação editável, sem obrigatoriedade do professor ou estudante estar conectado à internet.

“Do ponto de vista do estudante, o foco do material é aplicação do conteúdo, ou seja, aprendizagem ativa. Já para o professor, uma vez que a ferramenta é digital, criamos um canal de comunicação mais eficaz da rede com a gente, para entender qualquer melhoria ou alteração que possa ser realizada”, reitera o coordenador pedagógico da Seduc-SP, Renato Dias.

A partir do próximo bimestre, além dos exercícios incluídos no material, a proposta é suplementação com exercícios extras, de forma que o professor ofereça ao estudante um maior repertório de prática e alinhamento curricular. O objetivo é que a emersão do currículo do bimestre dialogue, por fim, com a avaliação da Prova Paulista.

O material será disponibilizado em lotes a partir desta segunda-feira (24). Já os outros três lotes serão entregues até o fim de maio. Neste lançamento estão contempladas as disciplinas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. No segundo semestre, o material se estende para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

Exemplo de conteúdo "Para Começar" do material digital da Seduc
Exemplo de conteúdo “Para Começar” do material digital da Seduc
Exemplo de slide com "Foco no Conteúdo" do material digital da Seduc
Exemplo de slide com “Foco no Conteúdo” do material digital da Seduc
Exemplo de slide "Aplicando" do material digital da Seduc
Exemplo de slide “Aplicando” do material digital da Seduc

Sala do Futuro

Lançado em março, o Programa Sala do Futuro reúne medidas tecnológicas que têm por objetivo melhorar dois indicadores educacionais: a frequência e a performance dos estudantes.

Para acompanhar a frequência, a Seduc apresentou o novo Diário de Classe, um aplicativo cujo propósito é reduzir a evasão escolar em até 25%. Mais intuitiva e fácil de usar, a ferramenta permite acesso à frequência do estudante de forma mais ágil e os dados serão interligados diretamente ao painel do “Aluno Presente”. É por esse sistema que professores, diretores, dirigentes e a própria Secretaria de Educação, cada um em seu nível de acesso, vão verificar a frequência escolar dos discentes.

Outra inovação é a Prova Paulista, totalmente digital, por meio do aplicativo e versão web do Centro de Mídias de São Paulo, que acontecerá bimestralmente para os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: