Com a divulgação dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na última semana, a Escola Estadual Domingos Donato Rivelli voltou a garantir à cidade de Santana da Ponte Pensa, com cerca de 1.500 habitantes, um lugar de destaque no mapa do estado de São Paulo. A unidade de ensino, a única da cidade, é a primeira no ranking entre as melhores escolas públicas do estado de São Paulo com a nota de 7,4 no Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental e, dessa maneira, também a primeira entre as escolas estaduais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Por ser a única escola da cidade, a unidade do Programa Ensino Integral (PEI) com 160 estudantes matriculados já tem uma marca de sucesso na aprendizagem dos mesmos alunos que, em 2023, estavam no 9º ano e garantiram essa excelente média para a unidade. Em 2019, quando esses mesmos alunos estavam matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, eles estavam no ranking do Ideb como segunda melhor escola da Seduc-SP nos anos iniciais e décima melhor escola entre todas as redes públicas do estado de São Paulo — considerando redes municipais e estaduais. Naquele ano, o índice da escola para os anos iniciais foi de 8,3.
“Na cidade de Santana da Ponte Pensa, não há escola particular, porque temos uma escola de qualidade à serviço da população. Por aqui, o 1º ano do Ensino Fundamental é de responsabilidade do município e a partir do 2º ano, até o final do Ensino Médio, todos os moradores da cidade passam pela nossa escola. Para nós, não foi uma surpresa o índice de 2023, porque já estávamos entre as melhores de 2019, quando esses mesmos alunos também fizeram o Saeb. Por aqui, toda a equipe escolar trabalha para que ninguém fique para trás e pela aprovação de todos os estudantes, durante todos os dias do ano letivo”, conta a diretora da unidade, professora Silvia Rodrigues.
O Saeb é o Sistema de Avaliação da Educação Básica, prova que avalia as competências de língua portuguesa e matemática e integra, junto às taxas de aprovação, o Ideb.
Perdendo traços de criança
Os mesmos estudantes estão matriculados, agora em 2024, na 1ª série do Ensino Médio. Com a divulgação do Ideb na última semana, a direção da escola teve a ideia de repetir, com os alunos, uma mesma foto feita na fachada da escola quando eles eram mais novos e estavam no 5º ano.
“O resultado do Ideb é muito gratificante e mostra que continuamos no caminho certo, apesar de já estarmos acostumados com a fama”, brinca a diretora Silvia.
Além da dedicação de toda a equipe escolar para as aulas, uso de tecnologia atrelada ao ensino e desenvolvimento do Currículo Paulista, a diretora da unidade destacou, ainda, a frequência escolar como um dos tópicos para a atual conquista. “Todos os dias, a pessoa que atua como agente de organização escolar já sabe na primeira aula quais os alunos que estão ausentes. Como a cidade é pequena, quando eles não estão doentes, nós ligamos para os familiares e já solicitamos que eles estejam aqui para a segunda aula, e eles chegam”, afirma a diretora.
Na única escola de Santana da Ponte Pensa, todos os moradores são alunos, sejam eles filhos de professores, políticos e até os filhos de pessoas que trabalham temporariamente na zona rural, em razão das plantações de seringueira. “Não importa por quanto tempo esses alunos que estão de passagem permanecerão conosco, nós atuamos para correr atrás de toda defasagem de aprendizado”, finaliza.