quinta-feira, 13/05/2004

Santos e São Vicente já desenvolvem o projeto Aluno Monitor

As Diretorias Regionais de Ensino de Santos e São Vicente, por meio dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTE), estão desenvolvendo o projeto Aluno Monitor, uma iniciativa da Secretaria Estadual […]

As Diretorias Regionais de Ensino de Santos e São Vicente, por meio dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTE), estão desenvolvendo o projeto Aluno Monitor, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação.

O projeto é direcionado aos alunos dos ensinos fundamental (5ª a 8ª) e médio, que serão capacitados para aprender a mexer com toda a estrutura que envolve a parte técnica de um computador (hardware e rede) e com softwares educacionais.

Das 76 escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Santos, que abrange também os municípios de Guarujá, Bertioga e Cubatão, estão envolvidas no projeto 47 unidades que possuem Sala Ambiente de Informática (SAI). Já na Diretoria de São Vicente, das 71 unidades escolares distribuídas por São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, 51 contam com uma SAI.

O projeto consiste na seleção e capacitação de três alunos por escola com o objetivo de torná-los multiplicadores do conhecimento, ou seja, monitores nas salas de informática da rede estadual de ensino.

De acordo com a dirigente de ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, que teve o curso iniciado na sede da Diretoria na última segunda-feira (12), o entusiasmo dos alunos em querer aprender é muito grande. “Tenho certeza que muitos talentos serão revelados”, salientou.

Os cursos são coordenados pelo NRTE, instalado nas dependências das Diretorias de Ensino, com o objetivo de apoiar o processo de introdução da tecnologia nas escolas públicas e preparar professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e Ensino Médio. Através do NRTE, os professores contam com possibilidades de acesso a Internet, disponibilidade de softwares educacionais e apoio técnico-pedagógico.

Renata Ferrarezi