quinta-feira, 20/12/2018
Creche Escola

São Carlos ganha unidade do Programa Creche Escola

Com mais de R$1,6 milhão de investimento, instalações seguem os padrões estabelecidos pela FDE

Nesta quinta-feira (20), os moradores de São Carlos foram contemplados com a inauguração da Creche Profª Regina Aparecida Lima Melchíades. Com investimento de mais de R$1,6 milhão, a unidade beneficiará 130 crianças de 0 a 5 anos.

A cerimônia contou a presença de Júlio Ramos, coordenador da CISE (Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares), que representou o secretário de Estado da Educação João Cury. Durante o evento, Ramos comentou sobre as melhorias no ensino infantil do município.

“Não queremos só formar alunos, mas sim cidadãos. Se queremos um jovem bem nutrido e bem desenvolvido, temos que investir na primeira infância. Ele tem que pertencer a todos nós”, afirmou.

Com 813,78m² de área construída, o prédio possui acessibilidade para melhor atender portadores de deficiência e contém sete salas, dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

Somente nos municípios que integram a Diretoria de Ensino de São Carlos foram entregues seis unidades. Ainda há mais uma creche que está em construção, com a previsão de oferecer mais 150 novas vagas.

Parcerias

As unidades de ensino infantil entregues em todo Estado fazem parte do Programa Creche Escola. Desde o início da ação, o Governo do Estado já investiu R$ 1 bilhão na construção de creches e na ampliação de vagas na educação infantil.

“Nossa meta é oferecer plena vaga para crianças de dois a seis anos, já que esta é a fase inicial da formação humana”, explica o governador Márcio França sobre a iniciativa.

O programa é feito em parceria com as prefeituras paulistas. Segundo João Cury, embora diretrizes básicas atribuem o ensino infantil como responsabilidade direta dos municípios, o Estado deve contribuir com a educação desses alunos.

“Isso é uma forma de ajudar as prefeituras com um de seus principais desafios, que é disponibilizar vagas em creche. O Estado nunca tinha investido em educação infantil antes”, esclarece Cury.

No convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras. Já a prefeitura, em contrapartida, apresenta o terreno, realiza a licitação e condução dos serviços.

As unidades seguem os padrões estabelecidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que já possui a expertise no processo.

“Com essa experiência da FDE, as prefeituras vão ganhar mais agilidade na construção dessas creches”, finaliza Jhonny Oliveira, presidente em exercício da Fundação.