• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/03/2006
Últimas Notícias

São Carlos promove primeiro encontro para professores de Filosofia e Sociologia

Peça teatral e trilha sonora em ritmo de reggae serviram para sensibilizar educadores O primeiro encontro de Filosofia em São Carlos reuniu no último dia 10 40 professores de filosofia […]

Peça teatral e trilha sonora em ritmo de reggae serviram para sensibilizar educadores

O primeiro encontro de Filosofia em São Carlos reuniu no último dia 10 40 professores de filosofia e sociologia e abordou vários assuntos como a educação do olhar, o uso da imagem na aula de filosofia, e um breve histórico sobre a disciplina de Filosofia no Estado de São Paulo. A idéia é repetir o encontro pelo menos uma vez a cada bimestre.

Entre 8h e 17h, os professores receberam a capacitação coordenada pelo assistente técnico pedagógico (ATP), profº Hivanildo Pietronero, e pelo professor multiplicador Wilson Fernandes.

Teatro e música

Para iniciar o trabalho os professores assistiram a um trecho da peça O auto de Nossa Senhora da Luz, do autor nordestino Flavio Campos. A obra traz à tona três questões existenciais do ser humano: Quem sou eu? De onde vim? E para onde vou? A música Pensamentos, do grupo de reggae Cidade Negra, também foi usada no trabalho de sensibilização dos educadores.

A dirigente de ensino de São Carlos, Debora González Costa Blanco, lembrou que a continuidade do trabalho durante o ano é fundamental, e ressaltou: “A Filosofia alcançou com esse governo seu verdadeiro lugar. Agora depende de cada um de nós o pleno êxito do trabalho”. O assistente técnico pedagógico Hivanildo Pietronero adorou a chance de exercitar a criatividade. “Através do texto imaginativo e poético todos refletiram a necessidade de ensinar sobre a sabedoria que vem do ato de ler e pensar nos dias atuais”, disse.