sexta-feira, 24/05/2019
Boas Práticas

São José dos Campos recebe 2º Encontrão de Grêmios Estudantis

Evento reuniu mais de 1.000 alunos membros de grêmios na cidade

Aconteceu na última terça-feira (22) o 2º Encontrão Regional de Grêmios Estudantis de São José dos Campos, um dos maiores eventos da categoria no estado de São Paulo. Cerca de 1.000 alunos membros de grêmios na cidade se reuniram no Centro de Formação do Educador (CEFE), no bairro de Santana.

O encontro visa reunião alunos para a troca de experiências e compartilhar ideias sobre o protagonismo estudantil. Cerca de 80 grêmios estiveram representados no Encontrão, sendo que no estado, atualmente, são aproximadamente 4.900 grêmios formados por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Na parte da manhã, o evento reuniu autoridades para uma cerimônia de abertura e depoimentos dos presentes. “É uma honra muito grande estar aqui conversando com vocês. É muito bom quando saímos um pouco da sala e vemos a cara e os sentimentos de cada um, porque são pessoas. E tenho certeza que vocês são pessoas muito especiais”, pontua Sônia Maria Brancaglion, Coordenadora dos Grêmios Estudantis na Secretaria de Educação (SEDUC).

O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, também compareceu. E reafirmou a importância dos grêmios estudantis na vida dos alunos lembrando sua trajetória. “Quero cumprimentar cada professor que tem essa importante missão de levar conhecimento aos alunos. E quero cumprimentar os alunos. Já fui representante do Grêmio Estudantil em minha escola, como presidente, e sei que isso faz o jovem acordar, olhar para o lado e exercer a cidadania”, explica.

Além da cerimônia, o evento contou com diversas oficinas voltadas aos estudantes, espaço de troca de ideias e apresentações culturais de alunos da rede da cidade.

Cidade é referência em Grêmios Estudantis

São José dos Campos é uma das cidades com maior número de Grêmios no estado. O pioneirismo vem da vontade dos alunos de exercer cidadania e também da atuação de professores e diretores de ensino, que viram o potencial formador do local e investiram no encontro dos grêmios e também na ampliação dos núcleos em todos os bairros da cidade.

Uma dessas pessoas é Adriane Carvalho, dirigente regional de de São José dos Campos. Segundo ela, o encontro é fruto de um trabalho realizado há anos. “Nosso trabalho vem sendo desenvolvido há anos pela cidade, em parceria com a Secretaria da Educação. O objetivo de hoje é levar aos estudantes conceitos e conscientização para que possam  influenciar positivamente a comunidade”.

O encontro de grêmios acontece há 6 anos, mas 2019 marcou a maior número de presentes. É o que Alex Carneiro, PCNP de Filosofia e Sociologia e pioneiro na formação do evento, conta. “Chamamos o dia de hoje de Encontrão porque o primeiro encontro, em 2013, teve apenas 6 alunos. Hoje temos mais de 1.000 alunos aqui. É por isso que não dá mais pra usar a palavra encontro, tem que ser encontrão, e esperamos que seja cada vez maior”, comemora.