• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/08/2007
Últimas Notícias

São Paulo amplia número de vagas do pré-vestibular para alunos da rede pública

São Paulo ampliará em 57% o número de vagas para alunos da rede de ensino do Estado interessados em estudar nos cursinhos pré-vestibulares oferecidos pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita […]

São Paulo ampliará em 57% o número de vagas para alunos da rede de ensino do Estado interessados em estudar nos cursinhos pré-vestibulares oferecidos pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O convênio para a expansão da parceria foi assinado na última segunda-feira, dia 30, com a assinatura do governador José Serra, do secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, e do reitor da Unesp, Marcos Macari.

Para o governador José Serra, o aumento do número de vagas (de 2,2 mil para 3,5 mil) para quem precisa se preparar para o ingresso no ensino superior marca a implantação de um novo modelo para combater a exclusão social no Estado. “Não tenho dúvida que a possibilidade do cursinho público é um elemento forte no sentido de favorecer aqueles com menos condições de ingressar numa universidade”, discursou.

E a política de facilitar o acesso dos alunos da rede nas universidades públicas não pára por aí, adiantou o governador. A meta é pular das atuais 3,5 mil vagas em 2007 para 7 mil no próximo ano. “Essa parceria vai prosperar no futuro”, reforçou Serra.

Outra vantagem apontada pelo governador na assinatura do convênio é o fato de a Unesp ter uma característica única em relação às demais universidade públicas paulistas: a descentralização de seus campi. Serra lembrou que a proximidade dos vestibulandos com a Unesp diminui os custos.

“Um aluno que é de uma família mais modesta do interior do Estado não conseguiria viver na Capital. Ou seja, com o cursinho ele estará mais próximo da sua cidade e terá, consequentemente, mais oportunidade”, frisou. “O papel da universidade também é facilitar o acesso a ela própria”, emendou o Serra.

Pelo projeto, o governo investirá R$ 1,5 milhão – remetido à Unesp – na formação das novas turmas. O montante será aplicado na compra de material didático disponibilizado aos alunos e também no pagamento de R$ 250, repassados mensalmente a 158 universitários da Unesp.

Estes universitários serão os encarregados de lecionar as aulas preparatórias para os alunos da rede. As inscrições serão abertas nas próximas semanas e a primeira turma começa a preparação para os vestibulares na segunda semana de agosto.

Segundo o secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, levantamento feito pelas três universidades públicas de São Paulo revelou que, desde a década de 70, o número de universitários egressos da escola pública diminuiu em todo Estado. “Aumentar o número de alunos de escolas públicas nas nossas universidades é uma de nossas missões atribuídas pelo governador”, ressaltou Pinotti.

Informação do reitor da Unesp, Marcos Macari, indica que 26% dos alunos que passaram pelo cursinho pré-vestibular em 2006 foram aprovados na Unesp, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ou USP (Universidade de São Paulo). “Podemos dizer que todos os nossos alunos saíram preparados para enfrentar as mais diversas dificuldades”, afirmou Macari.

Cursos

O número de vagas oferecidas será elevado em 22 Municípios do Estado, em 24 campi da Unesp e 26 cursos. Os cursinhos são gratuitos e deles podem participar apenas alunos de baixa renda e oriundos da rede pública de ensino. O processo seletivo ocorre no primeiro semestre de cada ano e compreende uma prova de conhecimentos gerais, entrevista e análise das condições socioeconômicas. Não há taxa de matrícula para o material de apoio. As datas para o processo seletivo são divulgadas pelo site da Unesp (www.unesp.br/aci/cursinhos) e pelos campi que oferecem os cursinhos. Clique na imagem para visualisar a lista: