Entre os dias 2 e 6 de junho, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica um simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aos 430 mil estudantes matriculados em classes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. A avaliação de larga escala, organizada pelo governo federal a cada dois anos, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A edição de 2025 está prevista para novembro.
Para o simulado, a Seduc-SP preparou uma série de questões com base nos itens e descritores do exame oficial para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados servirão de diagnóstico da rede sobre os avanços dos alunos e quais intervenções pedagógicas devem ser adotadas para melhoria do aprendizado.
Prova digital
O simulado do SAEB será aplicado em formato digital na Sala do Futuro — tal como a Prova Paulista. As provas incluem 22 questões de múltipla escolha, por disciplina, com quatro alternativas e apenas uma correta como gabarito. As unidades têm autonomia para definir as melhores datas dentro do prazo definido pela Seduc.
O tempo máximo disponível para estas provas é de 1,5 hora por caderno, com total de 3 horas por ano.
SAEB
O SAEB tem como objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil de escolas públicas e particulares. A prova é aplicada aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os resultados são divulgados no ano subsequente atrelados aos dados de fluxo escolar de cada ano/série.