• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/04/2017
Pais e Alunos

São Paulo já cumpre nova meta de alfabetização aos 7 anos estabelecida pelo MEC

Na rede estadual paulista, 98,7% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever

As escolas estaduais paulistas já cumprem a nova meta de alfabetização aos 7 anos estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular, anunciada nesta quinta-feira (6). O documento elaborado pelo Ministério da Educação antecipa em um ano, em comparação ao Plano Nacional de Educação, a idade para o letramento de alunos das redes públicas e particulares. Em São Paulo, 98,7% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A meta etária foi estipulada pela Secretaria da Educação do Estado em 2013. A mudança ocorreu após diagnósticos dos resultados do Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar. As provas, aplicadas anualmente a alunos do 3º, 5º e 7º ano do Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, identificaram habilidades satisfatórias em leitura e escrita em crianças de 7 anos.

Para garantir a alfabetização nessa faixa-etária, a Secretaria mantém uma série de ações nas 91 Diretorias de Ensino. A principal delas é o programa Ler e Escrever, que inclui material didático em Língua Portuguesa e Matemática e formação contínua dos professores.

Em 2017, pela primeira vez, as escolas estaduais foram orientadas a organizar aulas de reforço em fevereiro, após a volta às aulas. A partir de abril, unidades dos Anos Iniciais também participarão de um novo projeto de recuperação de conteúdo com aulas no contraturno, com jornada de 5 ou 15 horas semanais.