Entre os dias 18 e 20 de novembro, os estudantes do Ensino Médio e professores da rede estadual terão a oportunidade de participar de debates, estudos e reflexões a respeito da cultura afrodescendente no Brasil. A FLINKSAMPA (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo) acontece no Memorial da América Latina e tem programação gratuita.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Com o tema “Eu Quero Liberdade”, a iniciativa da Universidade Zumbi dos Palmares e do Grupo Afrobras apresenta uma programação que inclui debates literários com autores brasileiros e estrangeiros, lançamento de livros com sessões de autógrafos, espetáculos de teatro e de dança, exibição de filmes, oficinas de moda e beleza e atividades especiais para crianças.
O Prêmio Flink de Literatura é a novidade desta edição e tem como objetivo revelar novos talentos e promover a literatura produzida por jovens autores negros brasileiros e residentes no país, com idade superior a 16 anos. Poderão concorrer a romances inéditos, destinados ao público adulto e escritos em língua portuguesa. As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso, até 31 de julho. O resultado será divulgado na abertura do Festival.
– Clique aqui para ler o regulamento
Com curadoria do professor, escritor e crítico literário, Uelinton Farias Alves, o festival homenageia Luiz Gama, patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras, poeta, advogado, jornalista, considerado um dos mais combativos abolicionistas da história do Brasil.