• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/03/2004
Últimas Notícias

São Paulo recebe representantes educacionais de todo país para implantar Progestão

De hoje (15) até sexta-feira (19), São Paulo recebe, no Hotel San Raphael (capital), representantes educacionais de 11 Estados do país para a primeira fase de implantação do Progestão, curso […]

De hoje (15) até sexta-feira (19), São Paulo recebe, no Hotel San Raphael (capital), representantes educacionais de 11 Estados do país para a primeira fase de implantação do Progestão, curso de formação continuada à distância para gestores de escolas públicas – dirigentes, supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. O objetivo é formar líderes escolares comprometidos com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focado no sucesso escolar dos alunos.

O Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares (Progestão) foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com um grupo de Secretarias de Educação e com o apoio e cooperação da Fundação Ford, da Universidade Nacional de Educacion a Distancia (Uned) e da Fundação Roberto Marinho.

Durante esta semana, multiplicadores do Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe e São Paulo participam de atividades para se familiarizar com os objetivos do programa, com a metodologia de ensino à distância e com os materiais didáticos. O objetivo é que incorporem conhecimentos, habilidades e ferramentas para a formação dos gestores educacionais de seus Estados.

O currículo do Progestão é estruturado por problemas e voltado para o desenvolvimento de competências profissionais. Adota os princípios pedagógicos da ação-reflexão-ação, do aprender fazendo e da resolução de problemas como desencadeadores do desenvolvimento dessas competências. A metodologia do programa, que inclui não somente atividades à distância (75%) como também atividades presenciais (25%), envolve três componentes básicos: os materiais didáticos, o sistema de apoio à aprendizagem e o sistema de avaliação.