• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/10/2015
Pais e Alunos

São Paulo terá 74% escolas a mais de ciclo único para o Ensino Médio em 2016

Número foi anunciado na manhã desta segunda-feira (26), pelo secretário Herman Voorwald

Com a reorganização escolar, que passará a vigorar na rede estadual paulista em 2016, a Educação irá aumentar em 74% o número de escolas de ciclo único para o Ensino Médio. No total, serão mais 340 escolas deste ciclo, chegando ao número de 799 unidades de segmento único para o Ensino Médio a partir do próximo ano letivo. Atualmente, a rede estadual possui 459 escolas do ciclo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O número foi anunciado na manhã desta segunda-feira (26), pelo secretário da Educação, Herman Voorwald. Além do aumento das escolas de Ensino Médio, a rede estadual irá aumentar o número de escolas de ciclo único para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Ao todo, as mudanças totalizarão mais 754 escolas de mesmo segmento no Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.

A reestruturação atende a dois fatores: mudança demográfica no Estado, com um declínio de 2 milhões de alunos desde 1998, e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento até 22% superior às demais.

Melhor rendimento

Segundo o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), de 2014, as escolas de segmento único do Ensino Médio tiveram rendimento 28,4% superior às demais. O rendimento superior às outras escolas também vale para as unidades de ensino com ciclo único dos Anos Iniciais (14,8%) e Anos Finais (15,2%).

O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 340 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas.

Reunião com os pais

A próxima etapa da reorganização envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas, a Secretaria da Educação criou o chamado “Dia E”, da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos. Saiba mais aqui.

A Educação também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. Por meio do site: www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.