• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/09/2017
Acessa Escola

São Paulo terá 62 bibliotecas equipadas com kits de acessibilidade à leitura

Aparelhos entregues para 55 municípios paulistas ampliam o acesso por pessoas com deficiência

Professores da rede estadual, 62 bibliotecas públicas no estado de São Paulo receberão equipamentos acessíveis que auxiliam pessoas com deficiência na leitura de obras que compõem seus acervos. Instaladas em 55 cidades, as unidades integram as ações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo para ampliar a inclusão social. Além dos equipamentos, cerca de 200 profissionais serão treinados na lógica da inclusão para auxiliar os alunos com deficiência. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A iniciativa junto às bibliotecas ocorre desde junho de 2016, quando foi aberto o concurso para selecionar projetos de locais interessados em receber aparelhos de tecnologia assistiva, que são capazes de assegurar o acesso à leitura aos estudantes com deficiência visual e motora.

Os responsáveis pelas bibliotecas apresentaram projetos para aumentar a assiduidade de leitores com deficiência, em um concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora, que definiu ainda a distribuição de dois kits diferentes, dependendo da proposta enviada.

O primeiro tipo contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com software leitor de tela. Já o segundo kit possui todos os elementos do primeiro conjunto e acrescenta ainda display e impressora braile.