• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/03/2017
Pais e Alunos

São Paulo vai ganhar centro cultural japonês, em maio de 2017

Local promete ser o "Japão no Brasil", onde o visitante se sentirá na terra do Sol Nascente

A avenida Paulista foi escolhida para abrigar a sede do centro de cultura Japan House, que será inaugurado no mês de maio. No local, será possível encontrar a combinação entre arte, tecnologia e negócios para oferecer aos visitantes, por meio de experiências imersivas, uma perfeita tradução do Japão do século XXI – sem esquecer das raízes e das tradições. A Japan House será instalada na Avenida Paulista, número 52. O local foi escolhido por ter intenso trânsito de pessoas e ser de fácil acesso.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para cumprir sua missão, a Japan House terá um portfólio variado de atividades. Promoverá em seus espaços exposições, palestras, seminários, eventos culturais e performances artísticas, com atenção especial às histórias e aos contatos entre pessoas. A casa vai trazer ao Brasil personalidades japonesas de perfis variados, como artistas, cientistas, esportistas, chefs de cozinha e líderes da sociedade civil para encontros, workshops e masterclasses.

O espaço abrigará ainda um restaurante/cafeteria de gastronomia nipônica, biblioteca, ponto de informações turísticas e uma loja de artesanato e manufaturas japonesas. Estará disponível, igualmente, para o lançamento de produtos, encontros de negócios, seminários executivos e outros eventos empresariais.

Cidades que abrigarão o projeto pelo mundo

São Paulo, Londres e Los Angeles são as três metrópoles selecionadas pelo governo japonês para receber as primeiras Japan Houses no mundo. No caso da capital paulista, algumas razões para a escolha se destacam: é no Brasil — e majoritariamente em São Paulo — que vive a maior população de origem japonesa fora do Japão; as ligações econômicas, sociais e humanas entre os dois países são fortes e a imagem do Japão no Brasil é positiva. São Paulo é também o principal centro econômico da América Latina e um polo importante de produção artística e cultural.