• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/03/2012
Últimas Notícias

Sarau Lítero-Musical empolga alunos da zona norte da capital

Estudantes da E.E. Alfredo Inácio Trindade apresentaram seus textos preferidos no Dia da Poesia. Projeto de leitura realizado desde 2004 despertou o interesse deles pelo gênero “Sonhe com aquilo que […]

Estudantes da E.E. Alfredo Inácio Trindade apresentaram seus textos preferidos no Dia da Poesia. Projeto de leitura realizado desde 2004 despertou o interesse deles pelo gênero

“Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer”, o trecho do texto “Há momentos”, de Clarice Lispector, recitado pela aluna Amanda Feitosa, tem tudo a ver com a turma de estudantes que a ouviam atentos durante o Sarau Lítero-Musical “São Paulo dos Meus Amores”, realizado nesta quarta-feira (8), Dia da Poesia, na E.E. Alfredo Inácio Trindade, na zona norte da capital. Para esses jovens, do 3º ano do Ensino Médio, a poesia tem sido o instrumento para tornarem-se o que querem ser, como disse Clarice.

“Eu tinha muita dificuldade para ler, mas desde que eu comecei a participar do projeto de leitura e do Sarau Lítero-Musical, comecei a me interessar pelas poesias”, conta o aluno Izildo Souza. O projeto do qual Izildo fala é realizado, desde 2004, pela professora Stela Regina Ramalho. Durante as aulas, as poesias, autores e músicas são selecionados e, no final do ano, os estudantes apresentam os textos escolhidos em um sarau.

“Meu objetivo é sempre trazer várias poesias, de vários autores, pra que a gente contemple, leia, aprecie e selecione juntos”, explica Stela. “A busca pela vontade de ler, de aprender um texto e querer buscar outros do mesmo autor, faz com que eles se envolvam”, afirma animada.

A participação e o interesse dos estudantes é um sinal de que o projeto está no caminho certo. “O mais interessante do sarau é realmente conhecer as poesias, saber qual o sentimento de cada autor, o sentimento das pessoas que estão recitando, como elas interpretam aquele texto”, relata o estudante Gustavo Henrique Freitas.

Para a professora Stela, que assistiu atenta à apresentação de seus estudantes, a mudança que a poesia causa na vida deles é motivo de orgulho. “Para mim isso é um imenso prazer, tenho orgulho em realizar esse projeto”, garante.

Leia também:

– Talentos da Rede Estadual se expressam no Dia Nacional da Poesia