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quarta-feira, 05/11/2003
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Saresp 2003 avaliará mais de 4 milhões de alunos da Rede Estadual de Ensino

Resultado identificará as habilidades e competências da maior rede pública de ensino do País A sétima edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) […]

Resultado identificará as habilidades e competências da maior rede pública de ensino do País

A sétima edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2003 divulgado pelo governador Geraldo Alckmin e o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, deverá universalizar o diagnóstico da rede pública estadual.

Com a participação de 141 mil educadores, 45 mil pais e um custo de 9,7 milhões, o sistema avaliará 4,7 milhões de alunos. “Um verdadeiro exército do saber”, segundo o governador Geraldo Alckmin. Ele lembrou, ainda, que o Governo do Estado está comprometido com a Educação quando realiza simultaneamente o maior concurso  de professores e a maior avaliação de alunos do Brasil.

Esta é a primeira vez na história do ensino público do País em que uma avaliação terá total abrangência e avaliará todas as séries. As provas que ocorrem no dia 3 de dezembro trazem como foco principal a Leitura e a Escrita. As 1ªs e 2ªs séries do Ensino Fundamental, terão questões predominantemente abertas e da escrita de um texto. As demais séries responderão questões de múltipla escolha, sendo 30 questões para o Ensino Fundamental e 45 para o Ensino Médio. Para todas as séries também se apresenta um tema para redação, do tipo narrativo-descritivo para o Ensino Fundamental e dissertativo-argumentativo para o Ensino Médio. Para cada série e período serão aplicadas provas diferentes, mas equivalentes.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, é necessário que gestores tenham uma avaliação. ” A Fundação Carlos Chagas fará o diagnóstico. Não será um instrumento de reprovação. O Saresp vai ajudar a avaliar os componentes dos processos de ensino-aprendizagem. É importante sabermos de que forma devemos investir. Esse é o caminho da evolução na Educação: valorizar o professor, analisar, avaliar e ter um diagnóstico”, concluiu.

Desde a implantação do Saresp em 1996 até 2000, o sistema avaliava anualmente apenas duas séries (do Ensino Fundamental ou Médio). Em 2001 e 2002 foram avaliadas as séries de final de ciclo de 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental.

Este ano, o Saresp deverá identificar as dificuldades na rede de ensino para o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelas Diretorias de Ensino e escolas.

Luciane Salles e Ana Lúcia Venerando