• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/09/2008
Concursos

Saresp 2008 terá mega questionário sobre aprendizagem para professores

Pela 1ª vez um questionário de fatores associados à aprendizagem será para todos professores com alunos avaliados A Secretaria de Estado da Educação resolveu fazer o maior levantamento sobre fatores […]

Pela 1ª vez um questionário de fatores associados à aprendizagem será para todos professores com alunos avaliados

A Secretaria de Estado da Educação resolveu fazer o maior levantamento sobre fatores associados à aprendizagem do Brasil. Em 22 de setembro cerca de 85 mil professores de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio, todos da rede estadual, terão de responder sobre fatores de ensino de seus alunos.

O mega-questionário faz parte das ações do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que irá avaliar todos os alunos destas séries (cerca de 1,8 milhão). De 22 de setembro a 7 de outubro os professores deverão acessar o site da Secretaria ( www.educacao.sp.gov.br) e participar da pesquisa ( veja cronograma abaixo ). Os professores de 6ª e 8ª do Fundamental e de 3ª do Médio serão de língua portuguesa, matemática e ciências (física, química e biologia no Médio).

Além dos professores, supervisores e diretores de escola poderão responder aos questionamentos. “Estamos ouvindo a rede. Com as notas do Saresp, vamos avaliar os fatores associados à aprendizagem para, assim, identificarmos o que faz efeito para melhorar a Educação”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os questionários de fatores associados à aprendizagem são realizados nas avaliações brasileiras, mas pelas primeira vez acontecerá com toda a rede de professores, exatamente na maior rede do Brasil.

“Resolvemos facilitar o acesso e, em vez de mandar em papel, disponibilizamos via internet toda a pesquisa”, diz a secretária Maria Helena.

O sistema produzido pela Secretaria permite que o professor tenha uma semana para responder às indagações. Pode-se responder em partes, já que a cada página salva-se o já respondido.

Além do questionamento aos professores, diretores e supervisores, os cerca de 2 milhões de alunos que participarão do Saresp receberão, com cerca de um mês de antecedência, questionários para levar para casa. Eles e os pais destes alunos deverão responder às perguntas da Secretaria.

“Estamos ouvindo todo mundo que interfere em educação. Com o Saresp teremos o mapeamento da aprendizagem dos alunos. Ainda teremos os questionários dos educadores e o levantamento dos pais”, finaliza a secretária.

Cronograma de participação

22 a 28 de setembro – supervisores

29 de setembro a 5 de outubro – professores 2ª e 4ª do Fundamental

6 a 12 de outubro – professores de 6ª do Fundamental

13 a 19 de outubro – professores de 8ª do Fundamental

20 a 26 de outubro – professores de 3º do Médio

Temas abordados (questões objetivas)

Contexto escolar

Característica do funcionamento da escola

Implementação da proposta curricular

Condições de avaliações internas (provas dos alunos)

Relação entre professor e alunos

Dificuldades em sala de aula

Forma de utilização de materiais

Encaminhamento de soluções a problemas detectados

Relação entre pais, alunos e professores

Interesse do aluno em sala de aula

Correção de tarefas