quarta-feira, 08/11/2017

Saresp 2017: alunos se revelam tranquilos e confiantes no primeiro dia de prova

Estudantes foram submetidos a testes de Matemática e Língua Portuguesa; aplicação da avaliação segue nesta quarta (9)

Quem caminha desavisado pela E.E. Silva Jardim, na Zona Norte da Capital, nem imagina que este é um dia de avaliação para os alunos. Calmos, tranquilos e confiantes, os estudantes participaram do primeiro dia de prova do Saresp 2017. Nesta quarta-feira (8), os alunos que estão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (3º e 5º anos) fazem as provas de Língua Portuguesa. Já os alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio fazem as provas de Matemática.

“Eu já fiz a prova outros anos, mas achei que este ano estava mais gostosa de fazer. Estava objetiva, não achei cansativo fazê-la”, revelou Ana Paula Waleska Pereira, aluna da 3ª série do Ensino Médio na unidade.

Para a vice-diretora da escola, Rosangela Soares, os alunos estavam serenos e não se mostraram preocupados porque tinham domínio do conteúdo. “Eles foram preparados para isso o ano inteiro, sobretudo no quarto bimestre, em que intensificamos a preparação para a prova. Por aqui foi tudo tranquilo e a expectativa é a mesma para a turma que vai fazer a prova no período da tarde”, revelou.

A aplicação do Saresp segue nesta quinta-feira (9), em todo o Estado. Enquanto as crianças do 3º e 5º ano farão as provas de Matemática, os adolescentes do 7º e 9º ano e também da 3ª série do Ensino Médio fazem o teste de Língua Portuguesa.

Avaliação identifica habilidades e competências dos alunos

Neste ano, participam mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

As provas serão elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”. Os testes direcionados aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental contêm oito questões de resposta construída e cinco de múltipla escolha de Língua Portuguesa. Em Matemática, são 13 itens respostas construída e cinco de múltipla escola. Os outros grupos de alunos responderão apenas itens em múltipla escolha (24 para cada disciplina). Alunos com baixa visão ou cegos também receberão provas com letras ampliadas e em braile.