• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/11/2016
Ensino Fundamental

Saresp: alunos com deficiência visual poderão fazer a prova em braile

Também será oferecida aos jovens uma versão da avaliação com caracteres maiores

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a Educação aplica para 1,1 milhão de estudantes de todas as regiões paulistas a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Nessa edição, alunos com deficiência visual terão acesso à prova em escrita braile, além de uma versão ampliada (com caracteres ampliados), por disciplina e ano/série.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os estudantes com necessidades especiais farão as provas nas classes e turnos (manhã, tarde e noite) que frequentam na respectiva escola e terão uma hora a mais do que o período convencional para completar a prova. No caso de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, o tempo para fazer a prova será de até 4 horas e 30 minutos. Já para estudantes do 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio o tempo de conclusão será de até três horas. Caso haja necessidade, a escola poderá disponibilizar a estes alunos um profissional para a leitura de textos.

Na avaliação será avaliado o domínio das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática, baseadas nas orientações expressas no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”. Saiba mais aqui.

Dia da Prova

A realização das provas nas escolas será acompanhada, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Ferramenta de avaliação externa

O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Participam das provas alunos matriculados dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.

Os dados extraídos a partir dos resultados subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Os indicadores também servem para comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).