• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/11/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Entenda a importância do Saresp que será aplicado nos dias 27 e 28

Mais de 1 milhão de alunos matriculados na rede farão a prova

A Secretaria da Educação aplicará nos dias 27 e 28 as provas do Saresp 2018 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Neste ano, mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio foram convocados para a realização do exame. Além dos estudantes matriculados no SESI, redes municipais e particulares conveniadas.

Os exames são aplicados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

  1. Objetivo do Saresp

A participação dos alunos é muito importante, pois os resultados por escola auxiliam a Educação a monitorar os avanços, planejar os programas de formação continuada e estabelecer metas para rede.

  1. Disciplinas avaliadas

Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a etapa de ensino.

 

27/11 – Primeiro dia
Língua Portuguesa – 3º e 5º anos EF
Matemática – 7º e 9º anos EF e 3ª série EM

 

28/11 – Segundo dia
Matemática – 3º e 5º anos EF
Língua Portuguesa – 7º e 9º anos EF e 3ª série EM
  1. Estrutura das provas

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental farão prova de Língua Portuguesa com oito itens de respostas construídas e cinco de múltipla escolha. Em Matemática o caderno é dividido em 13 itens de resposta construída e cinco de múltipla de escolha.

Para os alunos dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio respondem a 24 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa e outros 24 de Matemática.

  1. Horário da prova

As datas do Saresp são dias letivos normais. Os exames são aplicados sempre no início das aulas de cada turno (manhã, tarde ou noite).

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão 3 horas e meia para resolver as questões. A duração para as demais etapas é de duas horas. Estudantes com deficiência podem solicitar uma hora a mais e também têm direito a cadernos de provas acessíveis.

  1. Responsável pela aplicação do exame

As provas do 3º ano do Ensino Fundamental são aplicadas pelos professores da própria unidade, mas que lecionam em turmas diferentes. Nas outras etapas são recrutados docentes de outras escolas da rede estadual. Todos recebem o material lacrado, além de assinar um termo de compromisso e sigilo, preservando a integridade do sistema.