• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/11/2016
Ensino Fundamental

Saresp: professores unem disciplinas para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas

Proposta ajudou a escola a alcançar um bom resultado no Idesp do ano passado

É partindo da premissa de que todas as disciplinas escolares têm algo em comum, por mais diferentes que possam ser, que a E.E. Major Arcy desenvolve uma atividade dinâmica e lúdica com os alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Chamada de “interdisciplinaridade”, a proposta faz com que professores de diferentes matérias deem aula em conjunto para explicar como determinado assunto é abordado por sua respectiva disciplina, mas com um diferencial: todos os educadores ficam na mesma sala de aula.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Teve um professor de história que estava falando da bomba atômica e todo o contexto histórico que envolveu esse acontecimento. Então ele me chamou e pediu para trazer aos alunos como os autores daquela época se manifestavam, sua ideologia, etc. Ao mesmo tempo, o professor de química estava explicando aos jovens toda a composição do explosivo. Então, dentro da mesma sala de aula, tínhamos três professores falando do mesmo assunto, mas cada um abordando sua respectiva disciplina”, conta a professora de português e inglês, Marisa Orifisi.

“Quando o aluno vê a filosofia inserida na arte, ou a língua portuguesa inserida na história, a visão de mundo dele torna-se diferenciada. Ele consegue interpretar a aula de outra forma”, destacou Laura Jane Marquesini Sanchez, professora de sociologia. 

Trabalhada há certo tempo, a proposta já trouxe resultados positivos tanto no âmbito administrativo, quando no educacional. Situada no bairro da Vila Mariana, a unidade de ensino foi uma das melhores escolas de Ensino Médio no Idesp 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), com índice de 4,76 – a meta para 2030 é de 5 pontos.

“O nosso grande objetivo é formar um cidadão autônomo, solidário e, principalmente, protagonista. Então esse aluno precisa perceber a necessidade de valorizar todas as disciplinas, todos os conteúdos”, conclui Eliane Dantas Sganzerla, diretora da escola.

Relembre as principais informações sobre o Saresp

A Educação definiu para os dias 29 e 30 de novembro as datas de aplicação da prova do Saresp. A avaliação tem por objetivo identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa escolar e a eficiência do currículo adotado em São Paulo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participam da prova estudantes dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.

As provas acontecerão nas escolas estaduais e serão acompanhadas, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Clique aqui e relembre as principais informações sobre a maior avaliação do Estado de São Paulo.