• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2011
Últimas Notícias

Saúde e educação foram os temas desta tarde no II Simpósio de Ciências da Natureza

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, especialistas falaram sobre a relação entre as duas áreas Na tarde de hoje (13/12), a relação entre saúde e educação foi o tema das discussões […]

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, especialistas falaram sobre a relação entre as duas áreas


Na tarde de hoje (13/12), a relação entre saúde e educação foi o tema das discussões do II Simpósio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, evento que segue até amanhã, 14 de dezembro, na sede da Secretaria de Educação.

“Estudos comprovam que o acesso à saúde está diretamente vinculado a escolaridade”, afirma Eleuza Guazzelli, integrante da equipe de ciências da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).

A abordagem do tema em sala de aula é feita de forma transversal, ou seja, passando por todas as disciplinas. Os primeiros currículos tratando da promoção da saúde nas escolas surgiram em 1976. “Hoje nossos currículos falam sobre as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver, entre elas, por exemplo, está a preservação do meio ambiente”, explica.

Em seguida, o Dr. Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo, falou sobre a relação entre poluição, cidades e saúde. De acordo com o Saldiva, as áreas urbanas são reflexos da responsabilidade do homem nas mudanças climáticas. “É educar o jovem para enxergar o mundo de uma forma diferente”, afirmou.

No período da manhã, o simpósio recebeu o grupo de alunos da Diretoria Leste 3, que apresentaram a peça “Os Saltimbancos”, que pode ser visto na galeria de fotos no início da página.

Leia também: Segunda edição do Simpósio de Ciências da Natureza traz discussão sobre cinema na sala de aula