• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/08/2021
Notícia

Saúde mental: Conviva SP promove debate focado em impacto do luto e estratégias de identificação

Programação vai ao ar na próxima segunda-feira (16), no canal Gestão do CMSP

Qual o impacto do luto entre os mais jovens da comunidade escolar e como este cenário pode se tornar um fator de risco para determinados comportamentos? Essas e outras questões serão abordadas em mais uma trilha formativa promovida pelo Conviva SP, o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, que vai ao ar na próxima segunda-feira (16), das 13h às 14h, no canal Gestão do Centro de Mídias São Paulo (CMSP).

Vinculada à Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), a ação trará o tema “Quando o luto entra em minha sala de aula” e contará com as presenças de Mário Augusto, gestor do Conviva SP, e Raquel Pinheiro, doutoranda em Psicologia, mestre em Psicologia Hospitalar e especialista em Saúde Mental na Atenção Primária.

O objetivo é abordar alguns pontos, como luto real (perda de entes queridos), luto indireto (perda de rotinas, referências e espaços, por exemplo), sofrimento mental e estratégias de identificação e manejo para professores.

A roda de conversa dá sequência à programação em curso. No último dia 9, por exemplo, o Conviva SP abordou a percepção dos sinais em conversa sobre emoções, sinais comportamentais e possíveis pontos relacionados a dificuldades em relações interpessoais no contexto escolar.

Sobre o Conviva SP
Atua na melhoria do clima, por meio da promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.

Serviço
Tema: “Quando o luto entra em minha sala de aula”
Data: 16/8/2021
Horário: das 13h às 14h
Canal no app do CMSP: Gestão
Público-alvo: Dirigentes, diretores, vice-diretores, supervisores, PCNP, POC, professores e servidores da Educação