• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 11/05/2019
Governo do Estado de São Paulo
Concursos

“Scratch Day” convida estudantes a criar histórias por meio da animação

Evento celebra linguagem de programação para crianças

Com o intuito de desmistificar a ideia de que a programação é difícil e apresentar a linguagem para estudantes da rede pública e o público em geral, o Explore Aprendizagem Criativa criou o Scratch Day, evento que celebra a linguagem de programação para crianças.

O evento é aberto a alunos da rede pública. Facilitadores conduzirão atividades gratuitas, em sessões de 45 minutos, de Scratch para crianças e adolescentes, entre 5 e 14 anos. Já os adultos poderão acompanhar palestras, como a de “Ética e Segurança Digital”, com Rosa Lamana, especialista em Tecnologias em Educação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

No inglês, “Scratch” é rabiscar. É o termo usado para designar as linhas livres, muitas vezes feitas sem uma linha lógica, mas que muitas vezes podem ser muito criativas. Esse é também o nome de um programa desenvolvido pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que possibilita à crianças e jovens a criação de histórias animadas, jogos e outras simulações por meio da linguagem gráfica de programação.

Um dos temas abordados é o desenho, que estimula a capacidade de interpretar, imaginar e produzir significados por parte dos alunos. “O desenho se torna mais expressivo quando existe uma conjunção afinada entre mão, gesto e instrumento, de maneira que, ao desenhar, o pensamento se faz”, frisa a artista plástica e estudiosa Edith Derdyk.

Outro tema é o papel da tecnologia na vida dos jovens, que Rosa Lamana explica ser desafiador para o professor. “O jovem de hoje está mais conectado, e a internet apresenta diversas possibilidades. Nem todas elas são seguras. É papel do educador dar esse respaldo e conhecimento aos estudantes”, pontua.

Para participar é necessário realizar inscrição pelo site. Para mais informações, acesse o evento no Facebook.

SERVIÇO

6º Scratch Day
Quando: 11/05 às 9h às 17h
Onde: Avenida Vereador José Diniz, nº 465 – São Paulo – SP
Gratuito