• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/06/2018
Ensino Fundamental

Se torne um voluntário do Programa Escola da Família

Os interessados devem preencher um termo de adesão, informar os dados pessoais e dizer suas motivações

Com certeza você já conhece o Programa Escola da Família, ou pelo menos ouviu falar dele. E se deseja admira a iniciativa, tem tempo livre e vontade de contribuir e quer desenvolver um trabalho sem remuneração financeira, é a hora de se tornar um voluntário. É muito fácil! Preencha o Termo de Adesão, informe seus dados e relate suas motivações.

O passo seguinte é fazer contato com uma escola participante do PEF, que a equipe retornará do Escola da Família retornará. O voluntariado no Programa está regulamentado pela Lei Nº 9.608/98. Consulte a Escola da Família mais próxima de você.

Atividades de lazer, esporte, cultura, artes e qualificação profissional integram o calendário de ações desenvolvidas em mais de 2,3 mil unidades escolares estaduais e municipais, de 594 municípios paulistas, aos fins de semana.

Sobre o Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família existe há 14 anos e promove ações que integram escola e comunidade. É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol, dentro do programa.

Grande ferramenta de transformação social e cultural, o PEF estimula as escolas a abrirem seus espaços para a comunidade aos fins de semana realizando atividades voltadas ao esporte, saúde e cultura. “A participação da comunidade nas atividades enriquece o repertório cultural local”, entende Carmen Lúcia Bueno Valle, coordenadora geral do Programa Escola da Família.

A escola Dr. Abelardo César é uma unidade do PEF, em Espírito Santo do Pinhal. Elias Rodrigues, coordenador local do programa, acredita que a iniciativa melhora o desempenho e o comportamento dos alunos que frequentam a escola aos finais de semana. “Hoje esses alunos se sentem parte do grupo. O trabalho modificou o mundo em que eles viviam, apresentando algo além do que haviam imaginado”, conta.

Animais de estimação ajudam a desenvolver as saúdes emocional e física de estudantes em situação de vulnerabilidade social, em São Carlos. Para o professor de Educação Física, José Luiz Dorici, “a melhor parte de ser voluntário com o projeto, há sete anos, sempre é ver a mudança de comportamento nas turmas discentes”, afirma.

Além do mais, os próprios alunos encontram ali um excelente suporte para as atividades desenvolvidas em sala de aula, conforme relata a dirigente de ensino da região de São Carlos, Débora Gonzales Blanco. Segundo ela, “os estudantes vão ao encontro de um ambiente onde realizam tarefas, pesquisas e trabalhos escolares nas salas de leitura e de informática”, compreende.

Os voluntários são parte do fundamento do programa. Sem pessoas dedicadas, uma iniciativa tão grande e transformadora se tornaria muito mais difícil de ser realizada com sucesso.