• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/08/2005
Últimas Notícias

Seade conclui pesquisa do Escola da Família em abril de 2006

? Na próxima fase os participantes do programa responderão a questionários Em abril de 2006, o Estado de São Paulo vai conhecer em detalhes o perfil analítico do Escola da […]

?

Na próxima fase os participantes do programa responderão a questionários

Em abril de 2006, o Estado de São Paulo vai conhecer em detalhes o perfil analítico do Escola da Família e o impacto social da abertura das 5.306 escolas estaduais nos finais de semana. Isso é o que prevê a pesquisa desenvolvida pela Fundação Seade, realizada quatro etapas, a primeira delas concluída neste mês de agosto, quando o programa completa dois anos.

A primeira fase incluiu a otimização dos dados disponíveis no próprio acervo do Escola da Família, a exemplo do número geral de participações e sua distribuição média nos quatro eixos de atividades do programa – esporte, cultura, qualificação para o trabalho e Saúde. Esses dados foram cruzados com o Índice de Vulnerabilidade Social, aplicado em todos os municípios paulistas com 25 mil habitantes ou mais.

Na próxima etapa, a Seade inicia a pesquisa de campo primária com os freqüentadores das escolas nos finas de semana. Estão sendo elaborados questionários de autopreenchimento (via web) para bolsistas, voluntários, educadores profissionais, parceiros locais e participantes em geral. Outro tipo de questionário será aplicado aos macroparceiros: Instituto Ayrton Senna, Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário, e as mais de 300 instituições privadas de Ensino Superior.

Em seguida, os resultados serão sintetizados para, a partir deles, se construir uma base de dados sobre o programa. Em abril de 2006, a Fundação Seade terá concluído o trabalho, com a elaboração de um documento geral dos resultados analíticos, com as diversas vertentes do programa e seus efeitos sociais.