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sexta-feira, 05/06/2009
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Secretaria abre 10 mil vagas em cursos de alemão, japonês, francês, espanhol e italiano

Oportunidades estão espalhadas por todo Estado, nos 84 Centros de Estudos de Línguas (CELs) A Secretaria de Estado da Educação abre nesta segunda-feira (8/6) quase 10 mil vagas os estudantes […]

Oportunidades estão espalhadas por todo Estado, nos 84 Centros de Estudos de Línguas (CELs)

A Secretaria de Estado da Educação abre nesta segunda-feira (8/6) quase 10 mil vagas os estudantes da rede que queiram aprender gratuitamente algum dos idiomas: alemão, japonês, francês, espanhol e italiano. A Secretaria mantém 84 Centros de Estudos de Línguas (CELs) espalhados pelo Estado. Somente na Capital e Grande São Paulo são 35 unidades.

Todos os alunos da rede estadual já têm aulas de inglês na grade curricular. Os CELs oferecem oportunidade para aprendizagem de um terceiro idioma. Para inscrever-se é preciso ser aluno de escola estadual, freqüentando cursos regulares ou supletivos a partir da 6ª série do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas.

“Aprender línguas estrangeiras é fundamental para o enriquecimento cultural dos alunos. Saber outros idiomas é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O aluno interessado deve procurar a unidade do Cel mais próxima de sua de sua casa e realizar a inscrição, o período de inscrição e os idiomas oferecidos variam de acordo com a unidade (mais informações no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br, no link da Cenp). A inscrição deve ser realizada no próprio CEL, mediante apresentação do comprovante de matrícula escolar e documento de identidade. No caso de alunos menores de 18 anos, é necessário a presença do responsável.

As 10 mil vagas disponíveis são para cursos que terão início em agosto deste ano. Os cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres. Somente em 2008 cerca de 20 mil alunos passaram pelos CELs.