• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/04/2008
Últimas Notícias

Secretária abre Prêmio Escola Voluntária

A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, abriu nesta quarta-feira, 23 de abril, o Prêmio Escola Voluntária. O objetivo do prêmio é divulgar e premiar instituições […]

A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, abriu nesta quarta-feira, 23 de abril, o Prêmio Escola Voluntária. O objetivo do prêmio é divulgar e premiar instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que incentivem o trabalho voluntário entre os seus alunos. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também esteve presente.

O trabalho voluntário deve ser em prol de uma comunidade com a participação de alunos do último ano do Ensino Fundamental ou de qualquer série do Ensino Médio.

 “É uma iniciativa importante porque todos nós sabemos que a educação só vai de fato fazer diferença quando ela fizer parte do dia a dia de todas as famílias. Quando houver uma integração forte entre a escola e a comunidade. A escola é da comunidade. É das pessoas que a freqüentam”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A Secretaria de Estado da Educação já distribuiu kits a todas as 5.500 escolas estaduais como incentivo à participação no prêmio.
A escola deve ter como proposta o desenvolvimento de projeto de voluntariado educativo que:

· Expresse seu compromisso com a formação integral de seus alunos promovendo a construção de conhecimentos fundamentais e o preparo dos alunos para a vida;

· Adote estratégias educativas planejadas que privilegiam a integração das aprendizagens curriculares escolares às práticas sociais;

· Ofereça oportunidade aos alunos de aprender, por meio da vivência, – cidadania, solidariedade, respeito, dignidade – valores que fazem parte do currículo da educação brasileira e que são fundamentais para a formação dos indivíduos;

· Estimule a comunidade escolar – alunos, professores, coordenadores, direção, vigias, merendeiras, pais etc.
· Valorizar e promover o voluntariado educativo como forma de participação social

· A intervir em uma dada realidade, a partir de uma necessidade constatada, com objetivo de transformação social.

Inscrições
A Escola poderá se inscrever via internet, através dos sites e nos sites www.radiobandeirantes.com.br e www.fundacaoitausocial.org.br, nos quais serão encontradas fichas de inscrição eletrônicas ou, ainda, pelo correio. O período de inscrições se estenderá até o dia 30 de junho de 2008.

Premiação
A 1ª Escola classificada receberá dois computadores e o representante da Escola receberá uma viagem de sete dias para um destino a ser definido pela organizadora. As escolas classificadas em 2º e 3ºs lugares receberão um computador cada.