• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/10/2007
Últimas Notícias

Secretaria amplia datas e escolas estaduais participam da Prova Brasil entre 5 e 13

Avaliação será para alunos de 4ª e 8ª séries A Secretaria de Estado da Educação ampliou as datas previstas para que escolas estaduais paulistas participem da Prova Brasil, avaliação do […]

Avaliação será para alunos de 4ª e 8ª séries

A Secretaria de Estado da Educação ampliou as datas previstas para que escolas estaduais paulistas participem da Prova Brasil, avaliação do governo federal. As provas serão aplicadas entre 5 e 13 de novembro. Pela primeira vez São Paulo participará de maneira integral desta avaliação, destinada a alunos de escolas urbanas de 4ª e 8ª séries, com provas de matemática e língua portuguesa.

Extenso cronograma de treinamento vem sendo seguido pela Secretaria para aplicação desta avaliação. São Paulo terá a Prova Brasil entre 5 e 13 de novembro (a primeira previsão era de 5 a 9) e realizará o Saresp (para 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio) em 28 e 29 de novembro.

Cada escola estadual verificará a melhor data (entre 5 e 13) para aplicar a Prova Brasil. Em todo o Estado serão cerca de 2.000 professores aplicadores, capacitados por membros da Secretaria. Foram criados “multiplicadores” de informações, que treinaram os aplicadores.

“São Paulo pela primeira vez participa da Prova Brasil de forma integral. E o governo do Estado está voltando com o Saresp. São avaliações de extrema importância para diagnosticar a educação paulista e nortear ações para melhoria da qualidade do aprendizado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Saresp

A Secretaria de Estado da Educação realizará o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 28 e 29 de novembro. Trata-se da mais importante avaliação já realizada no Estado. Será o ponto crucial para o pagamento por desempenho, que a Secretaria iniciará em 2008. Todas as provas no novo Saresp serão individuais, com folha ótica pré-identificada com nome do aluno.