segunda-feira, 18/02/2008

Secretaria amplia em 78% repasse para manutenção e pequenos reparos em escolas

Governo do Estado passa a enviar R$ 9,60 por aluno ao ano para cada unidade estadual A Secretaria de Estado da Educação vai aumentar em 78% o valor investido em […]

A Secretaria de Estado da Educação vai aumentar em 78% o valor investido em manutenção e pequenos reparos nas cerca de 5500 escolas estaduais. As unidades agora passam a receber R$ 9,60 por aluno ao ano. Até hoje o repasse era de R$ 5,40.

Este dinheiro é utilizado pelas Associações de Pais e Mestres (APMs) de todas as escolas para pequenos reparos e manutenção, como substituição de vidros quebrados, solução de entupimentos, troca de luminárias etc.

A Secretaria enviará os recursos três vezes ao ano. Este aumento significa gasto de R$ 16 milhões a mais para a pasta. O total repassado às escolas será de R$ 48 milhões – contabilizados a partir dos cerca de 5 milhões de alunos da rede estadual.

“Queremos solucionar rapidamente problemas que possam ocorrer nas escolas. O aumento de repasse é importante e a verba é muito útil para pequenas emergências”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

No começo do ano a Secretaria liberou R$ 7000 por escola, no projeto Trato na Escola, para revitalizar as unidades. Foram investidos R$ 37 milhões, em recursos extras. Ou seja, com os R$ 48 milhões a serem gastos neste ano a pasta irá investir R$ 85 milhões em manutenção e pequenos reparos nas escolas estaduais em 2008.

Para gastar o dinheiro as APMs devem ter conta na Nossa Caixa. Os depósitos acontecem via Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira) e a gestão dos recursos é via Sistema GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar). Após o lançamento de cada prestação de contas, as APMs encaminham à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado à Secretaria, os documentos que comprovam os gastos (relatório de prestação de contas, pesquisa prévia de preços com três cotações, notas fiscais, conciliação bancária, extrato bancário e parecer do conselho Fiscal da APM). As empresas devem estar ativas e habilitadas na Receita Federal.

Este recurso enviado, e agora ampliado, não é o mesmo que a Secretaria gasta com obras e grandes reformas. Em 2007 a pasta investiu cerca de R$ 550 milhões neste tipo de obra.