• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 29/03/2007
Últimas Notícias

Secretaria assina termo de parceria com empresa de seguros para realizar mais um projeto sobre educação viária

Evento também marcou a premiação de dez escolas estaduais vencedoras do Programa “Educação Viária é Vital” Uma bela manhã de sol no Parque do Ibirapuera, zona sul da Capital, marcou […]

Evento também marcou a premiação de dez escolas estaduais vencedoras do Programa “Educação Viária é Vital”

Uma bela manhã de sol no Parque do Ibirapuera, zona sul da Capital, marcou a assinatura do Termo de Parceria entre a Fundação MAPFRE e a Secretaria de Estado da Educação nesta quarta-feira, dia 28, para que alunos da rede estadual de ensino participem do Projeto Na Pista Certa. “A MAPFRE é um parceiro com uma proposta que muda a postura de cada cidadão deste País, para que todos se tornem mais solidários e conhecedores das leis. Vocês estão na pista certa”, disse a secretária-adjunta de Estado da Educação, Carmem Annunziato, que representou o governador José Serra na cerimônia. Também representaram a Secretaria as educadoras Rose Louback, assessora de Gabinete; e Huguette Faria, da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas.

Sobre o Projeto

O novo investimento social da Fundação MAPFRE é voltado para crianças de 6 a 12 anos e pretende atender 55 mil estudantes em três anos. O objetivo é colaborar para a disseminação de valores, comportamentos e informações relativas à educação em segurança viária. “Queremos que as crianças nos ensinem a agir melhor no trânsito. Nada é mais importante do que dar a todos a chance de viver a vida intensamente”, explicou o superintendente da Fundação MAPFRE no Brasil, Antonio Cássio dos Santos.

 

 

 

 

 

A estrutura

O espaço reservado para as atividades do Projeto inclui um cenário modular de quatrocentos metros quadrados, transportado por uma carreta de 12 metros especialmente desenhada e construída para o desenvolvimento das atividades. A estrutura ficará no Ibirapuera até o dia 1º de abril. Depois, o projeto deverá ser expandido, e percorrerá parques municipais de todo o Estado. As atrações incluem um grupo teatral que apresenta a educação em segurança viária de forma lúdica, exibição de filmes e realização de vivências e experiências sobre o trânsito para pedestres com o uso de sinalização, pistas e toda a estrutura viária.

Parceria não é de hoje…

O vínculo em prol da educação entre a Secretaria e a MAPFRE Seguros vem desde maio de 2004. Na época, a parceria envolveu inicialmente alunos de 2.100 escolas estaduais que ofereciam ciclo I (1ª a 4ª série). O ponto principal, sensibilizar docentes e estudantes quanto aos principais perigos do trânsito. Foram distribuídos 2.100 kits educativos para que os professores pudessem trabalhar o tema segurança viária com os alunos.

Evolução

Em 2006, os kits passaram a contar com três manuais pedagógicos para os professores. Neles estavam os objetivos, encaminhamentos e propostas de atividades diferenciadas para os níveis de escolaridade, e ainda: Um CD-ROM apresentando o desenho animado Circulando com o Guay, indicado para os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental; o Guia do Pedestre, Passageiro e Ciclista, com normas e recomendações para a circulação segura; e slides com informações adicionais sobre normas de segurança.

A partir daí, foi desenvolvido o Programa Educação Viária é Vital, tendo como meta envolver os alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas da escola, bem como levá-los a implementar ações que trouxessem melhorias nestas condições, tornando a circulação mais segura e eficiente.

Como foi

Cada classe (ou grupo de classe) desenvolveu, como resultado das atividades realizadas, um trabalho sobre o tema da circulação viária definido pelo grupo diretamente envolvido (alunos e professores ou coordenadores de projeto), que estivesse de acordo com os problemas da região. A intenção era alcançar a mudança de comportamento dos alunos, educadores e da comunidade.

Critérios para a premiação

As 10 Escolas Estaduais premiadas foram as que mais se apropriaram do conteúdo dos Kits corretamente, fizeram pesquisa de campo, detectaram um problema, buscaram soluções e obtiveram resultados. São elas:

Ensino Fundamental I

EE Paulo Camilo de Camargo – D.E. Sumaré

EE Profª Seraphina Etelvina Pagliuso – D.E. Tupã

EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato – D.E. Assis

EE Prof. Astor Vasques Lopes – D.E. Itapetininga

Ensino Fundamental II

EE Profª Maria Leda Fernandes Brigo – D.E. Guarulhos Sul

EE Anselmo Bispo dos Santos – D.E. Jaboticabal

EE Dom Henrique Mourão – D.E. Lins

EE Dr. Pércio Gomes Gonzáles – D.E. Adamantina

Ensino Médio

EE Profª Maria Audenir de Carvalho – D.E. Mirante do Paranapanema

EE Hortência Quintino de Faria Botelho – D.E. São Vicente

Premiação

As Escolas Estaduais do ciclo I do Ensino Fundamental ganharam câmeras digitais; as do ciclo II, aparelhos de DVD; e as de ensino médio, aparelhos de tevê. Para a diretora da Escola Estadual Profª Seraphina Etelvina Pagliuso, da cidade de Rinópolis (DE Tupã), Silvia Pacheco Lomba Trevisan, a premiação tem significado especial. “É o estímulo para um trabalho no qual estamos investindo. Nossa cidade não tem semáforo. A turma que participou anteriormente promoveu a criação de um Projeto de Lei encaminhado à Câmara. Esta que entra, agora, terá de trabalhar para torná-lo realidade. E tudo isso foi iniciado a partir do Programa”, conta Silvia.

Tão feliz quanto a educadora de Tupã estava a diretora da Escola Estadual Profª Maria Leda Fernandes Brigo (DE Guarulhos Sul), Susy Meire Alves. “Recebemos este prêmio com uma satisfação imensa. O Programa mostrou o empenho da comunidade, dos alunos, e nos deu a satisfação pelo sentimento de missão cumprida. Quando a escola é escolhida, prova-se que o objetivo foi alcançado”, comemorou.

 

 

Celso Bandarra