quarta-feira, 07/11/2012
Imprensa

Secretaria da Educação abre inscrições para 1.200 vagas no Ensino Médio integrado ao técnico

O cadastro pode ser feito até o próximo dia 30 . São oferecidos 16 cursos distribuídos em 15 cidades em parceria com o Instituto Federal de São Paulo  A Secretaria da […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece 1.200 vagas em 16 cursos técnicos do Instituto Federal de São Paulo para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais para o próximo ano letivo. O objetivo é articular o ensino regular da rede estadual à educação profissional técnica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês nas secretarias das 15 escolas selecionadas em 15 municípios paulistas . Os endereços das unidades podem ser consultados no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Podem se inscrever todos os jovens que pretendem cursar a 1ª série do Ensino Médio na rede estadual nessas cidades. Caso a procura seja maior do que a oferta, haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.

A parceria com o Instituto Federal de São Paulo faz parte da modalidade integrada do programa que articula o Ensino Médio à formação profissional. Nesse modelo, uma única matriz curricular contempla as disciplinas de formação geral, ministradas pelos professores da rede, e as disciplinas da formação técnica, ministradas pelos docentes da instituição parceira, no caso o Instituto Federal.

O programa dispõe ainda da modalidade concomitante, em que alunos do Ensino Médio da rede estadual podem fazer um curso técnico em uma instituição credenciada mediante edital. Destinado até este ano somente a alunos da 2ª série do Ensino Médio em 94 cidades com mais de 80 mil habitantes, o modelo será ampliado a partir de 2013 para os 645 municípios do Estado e vai atender também estudantes da 3ª série do Ensino Médio. As inscrições para as 20 mil novas vagas serão abertas até o fim deste ano.