• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/08/2012
Imprensa

Secretaria da Educação abre segunda-feira inscrição para exames de certificação do Ensino Fundamental e Médio

Os interessados podem se inscrever até o dia 27 deste mês As provas serão realizadas em 28 de outubro  A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre a […]

Os interessados podem se inscrever até o dia 27 deste mês

As provas serão realizadas em 28 de outubro

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre a partir de segunda-feira, dia 13, as inscrições para os exames supletivos para o Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é possibilitar a jovens e adultos que estão fora da escola ou da idade regular de ensino a possibilidade de obter a certificação escolar.

Os interessados devem consultar o regulamento e efetuar a inscrição, até as 18h do próximo dia 27, no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O candidato deverá preencher todos os dados pessoais exigidos e indicar o nível que pretende concluir (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). As provas serão realizadas em 28 de outubro. O edital sobre o exame estará disponível na edição de amanhã (11/08) do Diário Oficial do Estado.

Para as provas do Ensino Fundamental, podem se inscrever candidatos com idade mínima de 15 anos completos ou a completar até a data da avaliação. No caso do Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos de idade. Detentos também podem participar.

Para Maria Lucia Barros de Azambuja Guardia, coordenadora de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional da Secretaria da Educação, a oferta desses exames visa à igualdade de acesso à educação, projeção no mercado de trabalho e possibilidade de ingresso em instituições de ensino técnico e superior. “A garantia da oportunidade de conclusão de ensino é uma das mais importantes ações da política pública e expressa o compromisso da Educação com a população de jovens e adultos do Estado, inclusive aqueles em situação de privação de liberdade”, afirma Maria Lucia.

Neste ano, o exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, conforme o nível de ensino. Para o Ensino Fundamental, a avaliação contemplará língua portuguesa, inglês, arte e educação física; matemática; história e geografia; e ciências da natureza. Na prova destinada à certificação para o Ensino Médio, as questões serão sobre língua portuguesa, inglês ou espanhol, arte e educação física; química, física e biologia; matemática; e história, geografia, filosofia e sociologia.

Em 2009, mais de 130 mil pessoas se inscreveram para o Exame Supletivo do Ensino Médio, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desses, aproximadamente 8.000 receberam o certificado de conclusão, entre eles José Maria Simões, 61 anos. “Não há idade para estudar e crescer. Trabalhei durante anos como auxiliar de serviços gerais e o diploma ajudou no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi um divisor de águas”, diz Simões, hoje assistente administrativo.

Outras informações sobre os exames a serem realizados em outubro podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Secretaria da Educação, por meio do telefone 0800 770 0012, das 7h às 19h, em dias úteis.