Em parceria com o Instituto Confúcio na Unesp, o idioma, que começou a ser ministrado no primeiro semestre em São José dos Campos e São Paulo, passará a ser oferecido também em Araraquara e Franca
As inscrições para as 315 vagas podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 31
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Confúcio na Unesp, vai ampliar neste semestre a oferta de vagas para o curso de língua chinesa na rede estadual de ensino. O idioma, que começou a ser lecionado a alunos de escolas estaduais no primeiro semestre deste ano, em um projeto-piloto em São José dos Campos (97 km da capital) e São Paulo, passará a ser oferecido agora em Araraquara (273 km de SP) e Franca (400 km de SP).
Nas quatro cidades serão disponibilizadas, no total, 315 vagas, para as quais as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 31. As aulas são voltadas a alunos do Ensino Médio da rede estadual ou do Centro Paula Souza.
As aulas começarão em setembro, quando 70 estudantes darão início ao segundo módulo do curso em São José dos Campos e na capital. O curso será ministrado por quatro professores chineses, que vieram ao Brasil para atender exclusivamente aos alunos da rede estadual de ensino.
Com exceção de São Paulo, onde as aulas acontecem na sede do Instituto Confúcio na Unesp, localizada no Ipiranga (zona sul da capital), nas outras três cidades o curso será oferecido nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da rede estadual de ensino.
“O objetivo é ampliar gradativamente, nos próximos anos, a oferta do curso de língua chinesa aos alunos da rede estadual de ensino de outras regiões, por meio dessa parceria com o Instituto Confúcio na Unesp”, declarou a professora Irene Miura, assessora de Relações Internacionais da Secretaria da Educação.
Em Araraquara, alunos das escolas estaduais estão ansiosos pelo início do curso. “Fiquei interessado em aprender língua chinesa quando li textos, na sala de aula, sobre a economia do país”, comentou o aluno Wallace Oliveira Laino, 15 anos.
Para Tainara Ferreira Machado, 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Lysanias de Oliveira Campos, o curso é uma oportunidade para se preparar para a profissão que pretende seguir. “Quero estudar relações exteriores e, como a língua chinesa é o idioma do futuro, esse curso vai ser importante para a minha carreira profissional”, avaliou a jovem.
Continuidade
Alunos que participaram do projeto-piloto no início do ano e dão continuidade ao curso neste segundo semestre já reconhecem a importância de aprender a língua. “Foi uma experiência ótima. Quero continuar a frequentar as aulas, porque sei que será bom para o meu futuro. As aulas são muito boas”, disse a aluna Tamires Daiane Rosa, 17 anos, moradora da zona leste da capital.
O professor Mutao Mu, que lecionou em São José dos Campos no primeiro semestre, reconheceu o empenho dos alunos da rede. “Eles são bastante dedicados e estão se dando muito bem no curso. Muitos deles tiraram nota 10 no exame do fim do semestre”, contou o docente chinês que reside no Brasil desde março.
São Paulo: para os estudantes da capital serão formadas, no Instituto Confúcio na Unesp, quatro novas turmas, em um total de 115 vagas. As turmas terão aulas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, ou aos sábados, das 14h às 18h. Para efetuar a matrícula, os estudantes devem comparecer ao Instituto Confúcio na Unesp, localizado na rua Dom Luiz Lasanha, 400, no Ipiranga (zona sul de São Paulo).
Araraquara: em Araraquara, serão duas turmas de até 30 alunos cada uma, com aulas às segundas ou às quintas-feiras, das 19h às 22h30 em ambos os dias. Para se matricular, é preciso comparecer à secretaria da Escola Estadual João Manoel do Amaral, localizada na avenida La Salle, s/nº, Jardim Primavera, em Araraquara.
Franca: em Franca, serão oferecidas 110 vagas. O CEL da Escola Estadual Torquato Caleiro já recebeu as pré-inscrições e basta agora que os pré-inscritos se dirijam à escola de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h para fazer a matrícula. Os horários de aula serão definidos na próxima semana. A unidade fica na rua Libero Badaró, 1.150, no centro de Franca.
São José dos Campos: em São José dos Campos, as aulas serão oferecidas nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da Escola Estadual Professor Estevam Ferri, localizada na rua Cantídio Miragaia, 100, Monte Castelo; e da Escola Estadual Professor José Vieira Macedo, na rua Ipiau, 162, Jardim Satélite. Neste semestre, serão oferecidas 30 vagas. As matrículas podem ser feitas nas duas unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os horários de aulas serão definidos após as inscrições.
Sobre os centros: os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.
Em todo o Estado há 225 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês e língua chinesa, somente aos estudantes do Ensino Médio.
Instituto Confúcio na Unesp: no curso de língua chinesa oferecido pela Unesp, o material utilizado é aprovado pelo Ministério da Educação da China e todos os profissionais são nativos. Os professores, que têm experiência na função, são selecionados e aprovados pela matriz do Instituto Confúcio na China, de acordo com as normas do Escritório Internacional para Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira do Ministério da Educação da China.