• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/01/2005
Últimas Notícias

Secretaria da Educação apresenta dados do programa Escola da Família

Apresentar as metas alcançadas no programa Escola da Família, ressaltar a importância das parcerias com as universidades particulares, mostrar a diminuição no número de violência e evasão escolar e as […]

Apresentar as metas alcançadas no programa Escola da Família, ressaltar a importância das parcerias com as universidades particulares, mostrar a diminuição no número de violência e evasão escolar e as expectativas para 2005. Esses foram os objetivos da Secretaria Estadual de Educação ao reunir cerca de 100 representantes de universidades particulares e 89 das diretorias de ensino, nesta segunda – feira/31.

O encontro contou com a participação de secretário adjunto, Paulo Barbosa, que destacou alguns pontos fortes do programa, como a diminuição do índice de violência, as parcerias com outros setores público e privado, o maior envolvimento dos educadores, a recuperação do espaço físico escolar e o resgate da convivência familiar na comunidade escolar.

Outro fator comemorado por Paulo Barbosa foram os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): segundo o levantamento o Estado de São Paulo tem o menor número de evasão escolar do país. No Ciclo I (de 1ª a 4ª séries) a evasão está em 1,1%, no Ciclo II (de 5ª a 8ª séries) em 3,0% e no Ensino Médio (1º ao 3º ano) em 5,0%.

A Universidade do Sagrado Coração foi apresentada em um vídeo no telão pela irmã Jacinta Turolo como exemplo de parceria bem sucedida do programa Escola da Família “Desde o primeiro momento temos um encontro com os universitários e mostramos o quanto é valiosa a bolsa e a sua responsabilidade perante as pessoas que vão às escolas nos fins de semana”, disse Jacinta Turolo.

Para esse ano, o programa tem o intuito de capacitar os bolsistas universitários: eles irão responder um questionário sobre suas habilidades e dificuldades em ensinar. Com base nas respostas será elaborada uma capacitação especifica para eles.

Escola da Família em números: presente em 645 municípios do Estado de São Paulo, 5.306 escolas abertas nos fins de semana, 317 universidades parceiras, mais de 82 milhões de pessoas já participaram do programa, 5.306 educadores profissionais, 5.306 gestores, mais de 33 mil voluntários e 30 mil bolsistas universitários. Total de 75 mil pessoas envolvidas no projeto.

Eduardo Santos