• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/12/2004
Últimas Notícias

Secretaria da Educação celebra o Dia Internacional do Voluntário

Data é comemorada no mundo inteiro desde 1985 Com 31 mil voluntários engajados ao programa Escola da Família, lançado em agosto de 2003, a Secretaria de Estado da Educação tem […]

Data é comemorada no mundo inteiro desde 1985

Com 31 mil voluntários engajados ao programa Escola da Família, lançado em agosto de 2003, a Secretaria de Estado da Educação tem muito que comemorar no próximo domingo, dia 5.

Ao lado de bolsistas, educadores profissionais e coordenadores, os 31.730 voluntários do programa desenvolvem, nas escolas, as mais diversas atividades nas áreas de esporte, saúde, lazer, cultura e qualificação do trabalho.

Todos eles, espalhados pelas mais de 5,4 mil escolas de todo o Estado – são 5,1 mil voluntários na capital, 6,5 mil na Grande São Paulo e 20 mil no interior – têm pelo menos uma motivação que os levou a se integrar ao programa Escola da Família.

É o caso de Eduardo, ex-aluno da EE José do Amaral Mello, na zona norte da capital. Foi dele a iniciativa de levar o basquete para a escola. Hoje, a maioria dos jovens do bairro se reúne nos finais de semana para acirradas partidas de basquete no ginásio da escola. Além disso, Eduardo acabou conquistando outros freqüentadores para as aulas de hip hop e música negra.

Comemorações

As comemorações do dia 5 de dezembro vêm crescendo no mundo todo. O Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social foi criado em 1985 pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar a participação voluntária no mundo inteiro. Na resolução sobre a criação do Dia Internacional do Voluntário, a Assembléia Geral reconhece a importância do voluntariado e convida a todos os setores da sociedade – Governos, organizações não-governamentais e a sociedade civil, a incentivarem e divulgarem o importante trabalho dos voluntários.

Paola Martins